Izídio de Brito (PT) cobra da Prefeitura a aquisição de equipamento acelerados linear para tratamento de pacientes portadores de câncer na Santa Casa
Foi aprovado por unanimidade, durante a sessão ordinária realizada nesta quinta-feira, 14, requerimento que solicita informações ao prefeito Vitor Lippi (PSDB) sobre aquisição de equipamento acelerador linear para tratamento de pacientes portadores de câncer para a Santa Casa de Misericórdia.
A propositura, de autoria do vereador Izídio de Brito Correia (PT), questiona o empréstimo realizado pela Santa Casa, em 2008, junto ao Banco Nossa Caixa, atual Banco do Brasil, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo para a aquisição do equipamento para realização de radioterapias no município. “A eficácia e eficiência no tratamento, junto ao acelerador linear, chegam a ser quatro vezes maior, proporcionando extensão no período de sobrevida e até a cura
Em Sorocaba, além da Santa Casa de Misericórdia, a Clínica Nucleon é a única alternativa de tratamento de radioterapia com o acelerador nuclear, que, segundo funcionários, não comporta a demanda do município e da região. “Também somos procurados por diversos munícipes que precisam de tal tratamento, mas não conseguem ser atendidos”, conta o vereador. “Por isso, solicitamos em nosso requerimento o número de pacientes atendidos com radioterapias pela Santa Casa e Clínica Nucleon, com o acelerador linear, para avaliarmos o que pode ser feito para a melhora o acolhimento”, esclarece Izídio de Brito.
Ainda no documento, o vereador petista questionou o atendimento aos pacientes feitos por meio de bombas de cobalto. Segundo especialistas, sem o acelerador linear, os tratamentos de radioterapia são realizados com esse equipamento que, em alguns anos, será proibido em todo mundo, devido ao seu modo ultrapassado de tratar o câncer, além dos efeitos colaterais pós-tratamento. “Solicitamos informações e dados também quanto a esse tipo de tratamento em Sorocaba. Temos que garantir o melhor para os sorocabanos, que sofrem com essa doença que vitima tantas pessoas”, afirma.
O vereador Izídio de Brito se comprometeu em encaminhar, além do requerimento, ofícios solicitando informações e inclusão do tema na pauta de reunião do Conselho da Santa Casa e do Conselho Municipal de Saúde. “Devido à gravidade da questão, também proporemos a criação de uma Comissão Especial na Câmara Municipal, para acompanhar e tratar desse caso”, assegura.
(Assessoria de Imprensa do vereador Izídio de Brito/PT)