De acordo com o Inca ( Instituto Nacional do Câncer),o câncer de colo de útero, em 80% dos casos é causado pelos HPVs oncogênitos 16,18,21 e 45, para os quais já existe vacina.
Diante dessa realidade, o vereador Marinho Marte (PPS),presidente da Câmara Municipal de Sorocaba, elaborou requerimento à prefeitura,solicitando a realização de uma campanha de imunização na cidade.
Marinho Marte citou dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), que estima a incidência anual de 500 mil novos casos da doença em todo o mundo, dos quais pelo menos 250 mil levam as vítimas à morte.
O parlamentar argumentou ainda que a vacina deve ser aplicada em adolescentes do sexo feminino, antes de iniciar a vida sexual , a exemplo do que fez a cidade de Itu, convocando as jovens para a imunização gratuita.
“Estamos preocupados porque esse é o segundo tipo de câncer que mais mata mulheres no país ,mas isso pode mudar”, argumenta Marinho Marte. O parlamentar também pediu ao Executivo um levantamento com dados do município.“Precisamos traçar um perfil da nossa realidade”,justifica.
O vereador quer saber quantas mulheres apresentaram a doença nos últimos cinco anos; qual foi o índice de cura e a taxa de mortalidade das pacientes. “O mais difícil era descobrir a vacina, isso os cientistas já conseguiram, agora devemos fazer a nossa parte que é garantir acesso à população”, concluiu.