29/09/2010 15h26
 

Para Geraldo Reis (PV), para atender a demanda crescente, o município necessita de 100 novos guardas municipais

 

O vereador Geraldo Reis (PV), por meio de requerimento apresentado na Câmara Municipal, reivindica a realização de concurso público para a contratação de mais guardas municipais. “Sorocaba é um município com quase 600 mil habitantes e o quantitativo de 374 guardas, previsto na Lei de Diretrizes Orçamentárias, não é suficiente para atender a demanda”, argumenta o vereador, acrescentando que, atualmente, nove postos de primeira classe ficaram vagos na corporação, por motivo de exoneração ou falecimento de seus ocupantes.

 

O vereador defende a abertura imediata de concurso público para a contratação de, no mínimo, 100 guardas municipais de primeira classe. “Temos urgência na realização desse concurso, pois os guardas municipais prestam um serviço relevante à população, mas estão sobrecarregados, inclusive tendo de fazer horas extras, o que, muitas vezes, desgasta o profissional psicologicamente”, argumenta Geraldo Reis, acrescentando que já foi autorizada a realização de concurso público para a contratação de 150 guardas.

 

Em seu requerimento, Geraldo Reis observa que a realização do concurso é uma exigência da Lei 3.801, de 2 de dezembro de 1991, que instituiu o Plano de Carreira da Prefeitura Municipal de Sorocaba. O artigo 27 da referida lei, em seu parágrafo 1º, estabelece que os concursos de acesso ao serviço público municipal deverão ser realizados até 180 dias após a vacância dos respectivos cargos. “Entretanto, temos cargos de guardas municipais que estão vagos há mais de ano”, afirma Geraldo Reis, que, juntamente com seus assessores, integra a comissão que estuda a reestruturação da Guarda Municipal.