Em audiência pública realizada nesta quarta-feira, 28, na Câmara Municipal o Executivo apresentou o demonstrativo financeiro relativo ao segundo quadrimestre de 2010. Com cerca de R$ 805 milhões de receita e R$ 650 milhões de despesa, os números da prefeitura indicam a capacidade do município de reduzir sua dívida.
Os números relativos às receitas e despesas do Município no período foram apresentados pelo Secretário de Finanças Fernando Furukawa em reunião presidida pelo vereador Geraldo Reis (PV), presidente da Comissão de Economia, Finanças e Orçamento. O diretor do SAAE, Geraldo Caiuby e o presidente da Funserv, Marco Antonio Bistão, também participaram da prestação de contas que reuniu funcionários e assessores parlamentares.
Se comparada ao mesmo período do ano passado, a arrecadação municipal cresceu 14%. Repasses do Fundeb e arrecadação de ICMS foram apontados como os principais fatores do aumento. As despesas com pessoal apresentaram um aumento de 8% em relação a 2009, segundo Furukawa devido, principalmente, a educação básica.
Com relação à dívida pública – 19,49% da receita – o secretário lembrou que está bem abaixo do limite legal de endividamento que é de 120%. “Significa uma capacidade muito grande de tomar financiamento, caso seja necessário”, constatou. “Estamos cumprindo a lei com a despesa menor que a receita”, concluiu o secretário de Finanças.