A medida tomada pelo presidente da Casa,
As pessoas que freqüentam a Câmara Municipal e também os funcionários da Casa já contam com um desfibrilador externo automático, utilizado na parada cardiorrespiratória com o objetivo de reorganizar o ritmo cardíaco. O aparelho foi instalado no prédio do Legislativo e, nesta quinta-feira (23), entrou em funcionamento. O presidente da Casa,
“É consenso na medicina que o uso do desfibrilador ajuda a salvar vidas, permitindo que a pessoa com uma parada cardíaca tenha tempo de ser levada ao hospital”, observa Marinho Marte. O vereador é autor da Lei 7.389, de 30 de maio de 2005, que torna obrigatória a manutenção de um aparelho desfibrilador nos locais em que há grande circulação ou concentração de pessoas, como terminais rodoviários, casas de espetáculo, centros esportivos, shoppings e universidades, entre outros.
Funcionários da Câmara Municipal de Sorocaba fizeram treinamento de reanimação cardiopulmonar, aprendendo a usar o desfibrilador. Foram treinados 30 funcionários em aulas ministradas pela enfermeira Cibele Oliveira na sala de treinamento do Samu. Em que pese a facilidade de uso do aparelho, esse treinamento é recomendado pelas autoridades sanitárias para tornar ainda mais eficaz o atendimento no caso de uma emergência.