A Câmara Municipal recebeu visitas no início da sessão desta terça-feira (21), entre os quais representantes da cultura que falaram sobre a possível suspensão da Expo Literária noticiada pela imprensa local. A categoria quer que o evento seja realizado na segunda quinzena de novembro.
O jornalista e presidente da Associação Cultural Coesão Poética Sorocaba, Oswaldo Biancardi Sobrinho (foto), esteve na Câmara para pedir aos vereadores, em especial ao líder do Governo Lippi, José Francisco Martinez (PSDB), que possam intermediar as negociações com o Executivo.
Acompanhado da escritora Lourdinha Blagitz, o jornalista apresentou um abaixo-assinado com 130 assinaturas de professores, poetas e escritores. “A cidade educadora não pode dar um passo para trás”, destacou.
Nesta semana, o vereador Luis Santos (PMN) protocolou requerimento na Câmara solicitando informações da prefeitura sobre a suspensão da Expo Literária e a possibilidade da sua realização ainda este ano.
Reabilitação – Também estiveram na Câmara, as fisioterapeutas Patrícia Martins Francisco Oliveira e Deide Masiero Amaral fundadoras da Associação Crescer e Habilitar – Centro de Reabilitação Especializado. As profissionais falaram sobre as dificuldades enfrentadas para manter a entidade que atende crianças e famílias carentes. Segundo com Patrícia, o custo gasto com as 320 terapias mensais é rateado entre as sete terapeutas voluntárias.
Sensibilizado, o presidente Marinho Marte (PPS) pediu o apoio dos demais vereadores. “Conheço o trabalho desenvolvido na associação e faço um apelo público aos vereadores para que em nossas emendas parlamentares desse ano possamos contemplar essa entidade que tanto necessita de apoio para continuar beneficiando a população carente”. A entidade foi declarada de utilidade pública através de projeto de lei do vereador Calos Cezar (PSC).
Institucional – O delegado seccional da Polícia Civil de Sorocaba, André Moron, e o delegado titular da DIG, José Humberto Urbano, também participaram da sessão. Moron lembrou que frequentemente faz uma visita institucional ao Legislativo. “Os senhores vereadores são os representantes da sociedade que trazem até nós os pedidos, anseios e ideias da população”, disse. O delegado falou que Sorocaba passa por um bom momento na área de segurança graças à ação conjunta entre as polícias Civil e Militar e a Guarda Municipal, destacando ainda o apoio dos vereadores.