20/09/2010 16h51
 

Para Geraldo Reis (PV), a Guarda Municipal deve ter efetiva participação no sistema, que deverá ser implantado até o final do ano

 

Até o final deste ano, segundo informações da Prefeitura, deve entrar em funcionamento o sistema de videomonitoramento de Sorocaba, que prevê a instalação de câmeras de vídeo em várias regiões da cidade. Com o objetivo de garantir a máxima qualidade do sistema a ser implantado, o vereador Geraldo Reis (PV) defende que Sorocaba estude, em profundidade, os sistemas adotados em outros municípios, especialmente o do município paulista de Indaiatuba, considerado referência no país.

 

“Em Indaiatuba, depois de implantado o sistema de videomonitoramento, houve uma redução de 52% no número de furtos e roubos de veículos, além de terem caído também os índices de vários outros crimes”, afirma Geraldo Reis. O vereador observa que em Indaiatuba, a exemplo de dezenas de municípios, o videomonitoramento é gerenciado pela Guarda Municipal. “É o que queremos que aconteça também em Sorocaba, com uma participação efetiva da Guarda Municipal no gerenciamento do sistema”, acrescenta.

 

Em requerimento apresentado na Câmara Municipal, Geraldo Reis sugere ao prefeito Vitor Lippi (PSDB) o envio de uma equipe para conhecer o Centro de Operações e Inteligência, operado e administrado pela Guarda Civil Municipal de Indaiatuba, que, segundo ele, reúne o que há de mais moderno em tecnologia voltada para a segurança pública. “Até a polícia de Miami, além do Bope, do Rio de Janeiro, e do Ministério da Justiça, já buscaram conhecer o modelo de Indaiatuba”, salienta Reis, que também quer saber da Prefeitura se a Guarda Municipal de Sorocaba terá efetiva participação no sistema.