De acordo com projeto do vereador Claudemir Justi (PSDB), os centros esportivos também deverão contar com banheiros adaptados
Projeto de lei de autoria do vereador Claudemir Justi (PSDB), apresentado na Câmara Municipal, torna obrigatória a adaptação ou instalação de banheiros públicos para pessoas com deficiência em centros esportivos e parques do município. De acordo com o projeto, os estabelecimentos terão prazo de 12 meses para se adequarem à lei ou de 24 meses, caso não possuam as instalações já construídas.
“Estudos realizados juntos às associações de pessoas com deficiência mostram que há limitações para o lazer dessas pessoas em Sorocaba, uma vez que os parques e centros esportivos não oferecem a elas banheiros adequados. Essa a razão do nosso projeto de lei”, argumenta Justi.
O vereador lembra que, a exemplo da população em geral, pessoas com deficiência também precisam ter cuidados com a prevenção da saúde, para evitar doenças cardiovasculares, por exemplo, o que, enfatiza Claudemir Justi, “significa dispor de condições de praticar caminhada, daí a necessidade de banheiros adequados em parques e centros esportivos”.