08/09/2010 17h32
 

O presidente da Câmara Municipal, vereador Marinho Marte (PPS), participou nesta quarta-feira (8), da cerimônia de início da construção da fábrica da Toyota em Sorocaba. O evento contou com a participação do representante do Ministério do Desenvolvimento, Paulo Bedran; do governador de São Paulo, Alberto Goldman; do vice-presidente executivo da Toyota Motor Corporation, Atsuhi Niimi; do embaixador do Japão no Brasil, Ken Shimanouchi, e do prefeito Vitor Lippi, entre outras autoridades.

 

O presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara Municipal, Rozendo de Oliveira (PV), juntamente com Helio Godoy (PTB) e Izídio de Brito (PT), que também integram a comissão, participaram do evento, assim como o líder do governo na Casa, José Francisco Martinez (PSDB). Também estiveram presentes os vereadores Neusa Maldonado (PSDB), João Donizeti (PSDB), Benedito Oleriano (PMN), Moko Yabiku (PSDB), Claudemir Justi (PSDB), José Crespo (DEM) e Emílio Ruby (PMN).

 

“A Câmara Municipal deu todo seu apoio à implantação da Toyota e continuará examinando eventuais propostas de instalação de empresas no município, tendo como meta a geração de emprego e renda e o desenvolvimento econômico e tecnológico do município, que devem vir em primeiro lugar”, enfatiza Marinho Marte (na foto, com o governador Alberto Goldman e o prefeito Vitor Lippi). O presidente do Legislativo salienta que a atração de indústrias é fundamental para o desenvolvimento econômico da região. “Sobretudo quando essas indústrias demandam mão-de-obra qualificada e contribuem com o avanço tecnológico do nosso parque industrial”, acrescenta.

 

A unidade da Toyota em Sorocaba — cuja planta tem capacidade para produzir até 400 mil veículos por ano — receberá investimentos de mais de 1 bilhão de reais da empresa japonesa e 100 milhões de reais do Estado em parceria com a Prefeitura, gerando 1.500 empregos diretos. Ao lado da nova fábrica da Toyota também está sendo criado o Parque Tecnológico de Sorocaba e a previsão é que também sejam instaladas 12 empresas fornecedoras, gerando mais de 5 mil empregos indiretos.