31/08/2010 13h15
 

Juntamente com o secretário de Parcerias, Carlos Laino, o vereador Izídio de Brito (PT) conhecerá modelo de remuneração de catadores do município

 

A remuneração dos catadores de materiais recicláveis, pelo serviço prestado, será abordada em reunião na cidade de Diadema, nesta quarta-feira, 1º, às 9 horas. O vereador Izídio de Brito Correia (PT) e o secretário municipal de Parcerias, Carlos Laino, serão recebidos pelo secretário de Meio Ambiente diademense, Ricardo Silvério de Souza, que apresentará o modelo do projeto implantado na cidade.

 

A visita a Diadema foi requerida pelo Plenário, durante a sessão ordinária do último dia 13 de julho, quando foi retirado de pauta o projeto de lei que institui o Programa Municipal de Coleta Seletiva Solidária, de autoria de Izídio de Brito, a pedido do até então líder da bancada do governo Paulo Mendes, atual secretário de Relações Institucionais da Prefeitura.

 

O vereador petista espera que a visita convença o Poder Executivo de Sorocaba de que a remuneração dos catadores é algo possível. “Visitaremos um projeto já praticado. Depois disso, só dependerá da vontade da Poder Público”, afirma. O vereador João Donizeti (PSDB) não poderá participar da reunião, mas enviará representante.

 

O projeto

 

Pela proposta do vereador Izídio de Brito, a Prefeitura pagaria o mesmo valor — R$ 103 por tonelada — para os catadores, que deveriam se organizar em cooperativas. Além de ampliar a coleta seletiva na cidade com inclusão e melhora dos rendimentos dos catadores, o vereador argumenta que a proposta também protege o meio ambiente. "O volume de reciclagem em Sorocaba seria imensamente maior e não aumentaria nenhum custo à prefeitura. Ela apenas iria deixar de pagar a empresa pela coleta convencional e passaria a remunerar os catadores", conclui o parlamentar.

 

(Assessoria de Imprensa do vereador Izídio de Brito/PT)