Projeto de professores e estagiários da Uniso ganha respaldo de Moko Yabiku (PSDB), que defende parceria entre Prefeitura e universidade para concretizá-lo
O vereador Moko Yabiku (PSDB), por meio de requerimento aprovado na Câmara Municipal, defende a criação de um Centro de Especialidades Terapêuticas em parceria com a Uniso (Universidade de Sorocaba). Segundo o vereador, a Uniso apresentou projeto ao secretário de Saúde, Milton Palma, propondo parceria para a criação do referido centro. “A Prefeitura forneceria as instalações e a Uniso disponibilizaria toda a mão-de-obra especializada, cerca de 40 pessoas entre funcionários, professores e estagiários”, explica Yabiku.
De acordo com a proposta, o Centro de Atividades Terapêuticas irá oferecer serviços de Farmácia, Terapia Ocupacional, Fisioterapia, Nutrição e Enfermagem, contribuindo para desafogar a demanda dos postos de saúde. “O centro servirá para o estágio supervisionado dos alunos e a Uniso tem urgência numa resposta da Prefeitura de Sorocaba. Existe, inclusive, a possibilidade de que esse projeto seja apresentado à Prefeitura de Votorantim, o que seria uma perda para nossa cidade”, argumenta Yabiku.
A idéia de criar o Centro de Especialidades Terapêuticas surgiu da experiência de professores e estagiários do curso de Farmácia da Uniso, que participam, como parceiros, desde 2002, de uma farmácia comunitária criada pelos estudantes do Centro Acadêmico Vital Brazil, da Faculdade de Medicina da PUC em Sorocaba. “Essa farmácia realiza, gratuitamente, mais de 15 mil atendimentos por ano, recentemente o prédio passou por uma reforma o que fez os trabalhos serem suspenso temporariamente. Embora os serviços já tenham sido retomados, a Uniso deseja um prédio com melhores condições, como banheiros e acesso para cadeirantes, por exemplo”, conta Moko Yabiku, reiterando a importância do apoio da Prefeitura para que esse atendimento seja retomado e ampliado com mais especialidades.