A Câmara sedia nesta sexta-feira, 27, o fórum “A intersetorialidade na Política Pública para a Pessoa com Deficiência”. Promovido pelo Conselho Municipal da Pessoa Portadora de Deficiência (CMPPD), com apoio da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cidadania, e do Legislativo, o evento, que teve início às 8h, segue até as 17h.
O hino nacional interpretado pelo coral “Mão que cantam e encantam” (foto), da entidade Integra Surdos de Sorocaba, abriu o encontro. Participam do fórum, a secretária de Cidadania, Maria José Lima, o presidente do CMPPD, Edmar Carvalho Junior, representantes das secretarias de Educação, Saúde, Obras e Cidadania, do Fundo Social de Solidariedade, dos vereadores, de entidades e da sociedade civil.
Em seguida a advogada e militante da cidade de Santos (SP), Vera Lúcia Vasques, deu início ao ciclo de palestras com o tema “Políticas públicas para a pessoa com deficiência: caminhos e desafios”. Ainda pela manhã, o economista e militante de Sorocaba, Emerson Cañas, ministra a palestra “Políticas públicas municipais para a pessoa com deficiência: limites e possibilidades”; e o Promotor de Justiça e Defesa da Cidadania, Jorge Alberto de Oliveira Marum, fala sobre “Promotoria Pública em defesa dos direitos da pessoa com deficiência”.
À tarde, os participantes discutem propostas nas áreas de trabalho, educação, esporte, lazer e assistência social para a produção da Carta de Sorocaba - documento com diretrizes de políticas públicas municipais para a pessoa com deficiência, que será encaminhada as autoridades.
O fórum marca a passagem da Semana de Prevenção às Deficiências, instituída pela Lei nº 4323, de agosto de 1993, de autoria de Paulo Mendes (PSDB).