08/07/2010 16h06
 

De autoria do vereador Helio Godoy (sem partido), o projeto que institui o Judô Social nas escolas também possibilita a participação da comunidade nas atividades

 

Alunos da rede municipal de ensino de Sorocaba poderão ter aulas de judô como atividade extracurricular. É o que prevê projeto de lei de autoria do vereador Helio Godoy (sem partido), aprovado em primeira discussão na sessão ordinária de quinta-feira (8) na Câmara Municipal. O Judô Social, previsto no projeto de lei, poderá ser implantado nas escolas mediante parceria entre a Prefeitura e entidades públicas ou privadas.

 

“A ciência vem mostrando que o judô, mais do que um esporte, é uma ferramenta de inclusão social e de formação de jovens e adultos. Ele ajuda não só a desenvolver o físico, mas também o caráter”, argumenta Godoy. Citando pesquisas científicas, o vereador ressalta que o judô aumenta a capacidade de armazenamento de informações, propicia respostas rápidas do indivíduo e contribui para o aumento da concentração e do equilíbrio mental.

 

“A prática do judô contribui com a autoconfiança e o autocontrole de que o pratica, daí a importância de incluí-lo entre as atividades extracurriculares nas escolas”, salienta Godoy, lembrando que esse esporte pode contribuir com o combate às drogas e à violência entre os jovens. O projeto prevê, ainda, a utilização das escolas e outros próprios municipais para a prática voluntária do judô nos finais de semana, inclusive com a participação voluntária da comunidade.

 

Atualmente já existe a prática do judô nas escolas de tempo integral, na Oficina do Saber e em algumas escolas da rede municipal. “O que pretendemos com o projeto é que o judô possa ser levado a todas as escolas da rede e que tenha o apoio total da Prefeitura ao projeto”, ressalta Godoy.