24/06/2010 16h47
 

Proposta por José Crespo (DEM), audiência definiu instalação do movimento em Sorocaba, que tem suas raízes nos focolares

 

Em audiência pública realizada na quarta-feira (23) na Câmara Municipal, por iniciativa do vereador José Crespo (DEM), foi instalado em Sorocaba um núcleo do Movimento Político Pela Unidade (MPPU), constituindo-se em mais um espaço para o debate da cidadania e a prática e difusão da fraternidade. O vereador anunciou que as reuniões do movimento, abertas à participação de todos os interessados, serão divulgadas com antecedência e realizadas nas dependências da Casa.

 

“Em diversos Estados, o MPPU já possui grupos de cidadãos compromissados com seus ideais suprapartidários de levar ao mundo político os preceitos cristãos pautando-se pela ética, moralidade, zelo pela coisa pública e, sobretudo, pela fraternidade entre os agentes políticos, considerando-os irmãos acima das eventuais diferenças político-partidárias”, explica Crespo. Segundo ele, a principal proposta do MPPU é a de que os políticos, de todos os partidos e tendências ideológicas, deixem de lado aquilo que os separa e busquem um canal de diálogo e cooperação que leve, cada vez mais, à integração e sinergia de seus trabalhos.

 

“Em outras palavras, utilizando a trilogia dos iluministas e da Revolução Francesa, agora que a Liberdade e a Igualdade já se desenvolveram e estão normatizadas, é hora de desenvolver a Fraternidade entre os homens de bem”, acrescenta Crespo. O MPPU tem suas raízes no Movimento dos Focolares (ou Obra de Maria), fundado pela italiana Chiara Lubich, que nasceu em 1920, e presente em quase 200 países.

 

Da audiência de instalação do MPPU em Sorocaba participaram Sérgio Prévidi, presidente nacional do movimento, e os membros Eliane Pfaifer, Eunice Melhado de Lima; Fernando Ortiz e Marcio Peixoto, Genilda Cavalcanti e Luiz Carlos Moraes Santos, representando os Focolares; Álvaro Pacheco, Milton Oliveira e Willhes Gomes da Silva, vereadores de Salto, e José Geraldo Pacheco da Cunha Filho (Gerão), vereador de Porto Feliz, além de outras autoridades e representantes de entidades classistas e instituições sociais de Sorocaba.

 

(Assessoria do vereador José Crespo/DEM)