23/06/2010 17h26
 

Carlos Cezar (PSC) quer dados sobre monitoramento de peso, altura e massa corporal dos alunos previsto em lei de sua autoria

 

Por meio de requerimento protocolado na Câmara Municipal, o vereador Carlos Cezar (PSC) solicita ao prefeito Vitor Lippi (PSDB) informações sobre o programa de combate à obesidade nas escolas da rede municipal de ensino, previsto pela Lei 7.839, de 11 de julho de 2006, de sua autoria. A referida lei estabelece que as escolas deverão fazer acompanhamento da evolução do peso, altura e massa corporal dos alunos e, nos casos em que for necessário, encaminhá-los para tratamento na rede pública de saúde.

 

O que motivou o vereador a apresentar o requerimento foi o mutirão voluntário da saúde, realizado no sábado passado por médicos do Hospital da Unimed e alunos e professores da Faculdade de Medicina da PUC de Sorocaba. “Segundo noticiou a imprensa, os profissionais de saúde que participaram do mutirão diagnosticaram suspeita de apendicite num menino de 10 anos de idade, que foi encaminhado para exames mais acurados na Unidade Pré-Hospitalar”, observa o vereador.

 

Com o objetivo de prevenir ocorrências do gênero, Carlos Cezar, por meio de seu requerimento, quer saber da Prefeitura se existe na rede pública do município um programa de atenção à saúde da criança em idade escolar. Entre outras questões, o vereador também indaga sobre o total de atendimentos realizados na rede pública de saúde desde que foi implantado o monitoramento do sobrepeso das crianças nas escolas e que orientação ou encaminhando tem sido dado aos casos detectados de obesidade.