A proposta é do
Novos centros comerciais construídos em Sorocaba com área superior a 30 mil metros quadrados poderão ser obrigados a dispor de uma sala de teatro e outra de cinema, com capacidade mínima de 150 lugares. É o que estabelece projeto de lei de autoria do
“Sorocaba dispõe de poucos espaços culturais, levando em conta que, além de ser uma cidade com quase 600 mil habitantes, também é um centro metropolitano, recebendo diariamente milhares de pessoas dos municípios vizinhos”, afirma Martinez. Na justificativa de seu projeto, o vereador ressalta o caráter educativo do teatro e do cinema e enfatiza o papel de ambos na valorização da identidade cultural do povo.
Isenção de impostos — Ainda como forma de incentivar a cultura
O projeto também prevê que as sessões gratuitas deverão exibir filmes e espetáculos que estejam em cartaz na semana e os pedidos de agendamento por parte do poder público devem ser feitos com antecedência de até sete dias, caso contrário, o estabelecimento não é obrigado a realizar a sessão gratuita. O projeto de lei — a exemplo do que prevê a criação de salas de cinema e teatro nos centros comerciais — também estabelece multa de 15 mil reais para os estabelecimentos que não cumprirem a norma, mais a suspensão da isenção de IPTU.