14/06/2010 17h16
 

Entra em vigor na próxima sexta-feira (18) a lei municipal nº 9.160, nascida de um projeto do vereador José Crespo e que obriga as escolas da rede pública municipal ou municipalizada do ensino fundamental e médio de Sorocaba a oferecer armários individualizados destinados à guarda de pertences e material escolar de seus alunos.

 

Aprovado pela Câmara, o projeto de Crespo foi remetido ao prefeito para ser transformado em lei. O chefe do Executivo deixou passar todos os prazos, para promulgar ou vetar o projeto, e ele acabou sendo sancionado pelo presidente da Câmara, vereador Marinho Marte.

 

Ao protocolar aquele projeto, em fevereiro deste ano, o vereador José Crespo justificou-o lembrando que "estamos acostumados a ver ambientes escolares em filmes estrangeiros e nesses, cenas dos alunos abrindo, guardando e dispondo de objetos em armários individualizados".

 

- Em paralelo, sabemos do ônus imposto aos alunos brasileiros de levar e trazer entre residência e escola todo o tipo de pertences e material escolar, muitos desses objetos desnecessariamente, sobrecarregando-os e expondo-os a risco sua saúde. Os custos de adoção desta atitude de proteção aos nossos estudantes certamente serão menores do que os prejuízos sociais atualmente causados pela falta desse equipamento, finalizou o vereador.