O vereador Anselmo Neto iniciou seu discurso lembrando o significado da palavra homenagem: demonstração e prova de respeito e consideração por alguém. “É justamente assim que vejo a pessoa do Prof. Gabriel Chalita, com respeito e consideração. Pessoa na qual aprendi a admirar pela sua luta em prol da educação, da mensagem que sempre procurou e procura passar”,comentou. Anselmo encerrou lembrando Paulo Freire: "Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda".
Gabriel Chalita fez um discurso emocionante, onde lembrou o carisma e a pessoa de Nelson Mandela, como homem simples e que mudou a história de uma nação. Destacou a importância do ser humano e disse que se sente honrado em receber a homenagem, pois sempre teve um grande carinho por Sorocaba. Antes de terminar também citou Paulo Freire, que numa de suas viagens ao exterior disse: “para ser professor tem que gostar de viver”.
O prefeito Vítor Lippi foi representado na solenidade pela Secretária da Educação, Maria Terezinha Del Cistia, que leu na tribuna uma mensagem escrita pelo prefeito ao homenageado. Também participaram o ex-prefeito de Sorocaba, atual vereador Paulo Mendes (PSDB), a primeira dama Dra. Denise Lippi, entre outras autoridades.
O grupo musical Pietá animou a cerimônia cantando “Romaria”(Renato Teixeira) e “Vida” (Pe. Fábio de Melo).