Em reunião realizada na tarde da quarta-feira (9) entre representantes da América Latina Logística (ALL) e a Comissão Especial de vereadores criada para promover gestões junto à ALL, a
A parlamentar também solicitou documentos apontando as conclusões a que todas as sindicâncias instauradas após a ocorrência de acidentes na cidade chegaram. Os últimos incidentes envolvendo a ALL em Sorocaba ocorreram no dia 26 de maio, envolvendo dois trens, um ônibus e um caminhão carregado de botijões de gás. Na ocasião, Paulo Fonsaca, gerente regional da empresa e que esteve presente na reunião de ontem, atribuiu as ocorrências à imprudência dos motoristas.
“Por esse motivo, questionamos as conclusões das sindicâncias. Quem são os responsáveis por cada acidente
As respostas aos questionamentos da parlamentar serão encaminhadas aos membros da Comissão. “A partir delas, novas ações poderão ser traçadas entre a Comissão, a ALL e a municipalidade, visando à operação segura da linha férrea em Sorocaba”, diz Neusa.
“Todas as comunicações são centralizadas no Centro de Controle de Curitiba. Todos os nossos trens são monitorados via satélite, com computadores de bordo, comunicação online entre o Centro de Controle e os maquinistas. Conseguimos acompanhar 24 horas todos os nossos trens da malha, para garantir a segurança”, diz Ivana Zamuner, Gerente de Relações Corporativas e Patrimônio da ALL, também presente na reunião.
Ivana e Fonsaca garantiram que a ALL vem fazendo a manutenção adequada da malha ferroviária, e que a empresa, juntamente com a Urbes, desenvolverá uma campanha educativa para que os motoristas passem a respeitar a linha férrea, diminuindo os acidentes. A ALL também se comprometeu em rever os horários de passagem de trem para evitar os momentos de pico de trânsito.
Estiveram presentes na reunião os vereadores
(Assessoria de Imprensa da