02/06/2010 17h04
 

Seguindo determinação do presidente da Casa, Marinho Marte (PPS), economia já chegou a 76 mil reais neste ano.

 

Nos cinco primeiros meses deste ano, de janeiro a maio, a Câmara Municipal de Sorocaba fez uma economia de 76 mil reais nas compras diretas. Desse total, 21,8 mil reais foram conseguidos mediante descontos dados pelos fornecedores. Em relação aos preços do mercado, a economia chegou a 26,89%, enquanto os descontos chegaram a 13,72%.

 

“O setor de compras da Casa foi orientado a negociar exaustivamente o preço de cada produto ou serviço adquirido. O Tribunal de Contas exige que, nas compras sem licitação, pelos menos três fornecedores sejam consultados. Nossa determinação é que se vá além, consultando o máximo possível de fornecedores”, explica o presidente da Câmara Municipal, vereador Marinho Marte (PPS).

 

Com isso, segundo o setor de compras da Casa, foi possível fazer economia não apenas em relação aos preços de mercado, escolhendo sempre o menor valor, como manda a lei, mas também obter descontos substanciais em relação ao menor preço. “Para se ter uma idéia, só num serviço de instalação de divisórias, conseguimos um desconto de 53,13%”, comemora Marinho Marte.

 

Telefones — Também houve sensível redução de gastos com telefone. De acordo com a cota máxima de gastos com telefone por vereador, cada gabinete poderia gastar até 1.200 reais, o que daria um gasto total de 24 mil reais. Entretanto, as despesas com telefone no mês de maio ficaram em 18,9 mil reais, o que representa uma economia de mais de 5 mil reais.