01/06/2010 17h10
 

Tramita na Câmara Municipal projeto de lei do vereador Helio Godoy (PSDB) que visa incluir aulas de judô na rede municipal de ensino de período integral, desenvolvidas dentro do ‘Projeto Judô Social’. Segundo o vereador, em sua justificativa, Sorocaba já desenvolve vários programas e projetos de educação em tempo integral, sendo dez unidades escolares já em funcionamento na rede municipal de ensino.

 

A Comissão de Justiça se posicionou contrariamente ao projeto, sendo os votos contrários dos vereadores  Paulo Mendes (PSDB) e Anselmo Neto (PP) e o voto favorável do vereador José Crespo (DEM). Todavia, Godoy defendeu seu projeto em plenário e o parecer contrário da Comissão de Justiça acabou sendo derrubado. Com isso, o projeto continua em tramitação: vai para a análise das demais comissões e volta à pauta nos próximos dias.

 

Em defesa do projeto, Helio Godoy citou a experiência da cidade de Itararé, que utiliza o judô como ferramenta de inclusão social. “O judô mudou o comportamento dos alunos para melhor, visto que a cidade também obteve ótimos resultados em campeonatos regionais como o da TV Tem”, afirmou Godoy, acrescentado que, em Itararé, a medida também melhorou os níveis de aprendizagem dos alunos.

 

“Com o trabalho voltado ao aprendizado, centenas de jovens de nossa cidade poderão, em médio prazo, participar de jogos cooperativos de judô, buscando com isso reforçar seus conhecimentos técnicos, táticos e psicológicos, respeitando as regras do esporte, desenvolvendo autoconfiança, habilidades e cooperação com colegas, fazendo do judô um misto de prazer, educação e inclusão social”, justificou Godoy.

 

O vereador observou que, hoje, por iniciativa de algumas academias de judô, já são realizados trabalhos de uso desse esporte na formação de alunos junto à rede estadual de ensino e que o objetivo do seu projeto é institucionalizar esse tipo de ação.

 

(Assessoria de Imprensa do vereador Helio Godoy/PSDB)