01/06/2010 11h20
 

Acontece no próximo dia 11 de junho, a partir das 19h30, na Câmara Municipal, uma Sessão Solene para a entrega do título de cidadão sorocabano ao escritor e professor Gabriel Chalita. A iniciativa é do vereador Anselmo Neto (PP).

 

“O educador Chalita sempre esteve envolvido nas questões educacionais de Sorocaba, conversando com professores, proferindo palestras e no segundo semestre do ano passado transmitiu ao vivo do Teatro Municipal “Teotônio Vilela” para todo o Brasil seu programa semanal de TV, exibido pela Canção Nova, quando entrevistou o prefeito Vítor Lippi, falando sobre a qualidade de vida na cidade, o humorista sorocabano Sérgio Rabelo, o arcebispo dom Eduardo Benes e o historiador Sérgio Coelho, resgatando a história do Tropeirismo”, justifica Neto. A sessão deverá ser presidida pelo vereador Marinho Marte, presidente da Câmara.

 

Gabriel Chalita nasceu em 30 de abril de 1969, em Cachoeira Paulista – SP. Revelou-se como escritor já aos 12 anos, quando publicou seu primeiro livro. Aos 15, fez uma coleção destinada a crianças em idade de catequese. Sua obra compõe-se, hoje, de 50 títulos, desde livros didáticos até tratados sobre a ética e a filosofia. Entre eles: "Os dez mandamentos da ética", "Ética do Rei Menino", "Pedagogia do amor", "Vivendo a filosofia", "Pedagogia da Amizade" e  “Cartas entre amigos” (em parceria com Padre Fábio de Melo).

 

Atualmente é professor dos programas de graduação e pós-graduação da PUC- ­Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e da Universidade Presbiteriana Mackenzie e palestrante nas áreas de filosofia, ética, relações interpessoais e educação. É membro da Academia Brasileira de Educação e da Academia Paulista de Letras. É apresentador dos programas de rádio e TV “Papo Aberto”, ambos pela TV Canção Nova. Exerce o seu primeiro mandato como vereador da cidade de São Paulo, tendo recebido a expressiva votação de 102.048 votos, destacando-se como o vereador mais votado no Brasil, em 2008.

 

(Assessoria de Imprensa – Vereador Anselmo Neto – PP)