Membros da Comissão de Ciência e Tecnologia pretendem promover ciclo de seminários sobre inovação tecnológica
Fazendo um balanço preliminar da IV Conferência Nacional de Ciência e Tecnologia, os vereadores Helio Godoy (PSDB), Rozendo de Oliveira (PV) e Izídio de Brito (PT) consideram positiva a participação do Legislativo sorocabano no evento. Membros da Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara Municipal, eles participaram de todo a conferência, com o objetivo de buscar subsídios para a implantação do Parque Tecnológico de Sorocaba.
No último dia o evento, os vereadores participaram de palestras com os seguintes temas: “Nova geração de políticas de ciência, tecnologia e inovação”; “Ciência, tecnologia e inovação: as demandas sociais e o desenvolvimento local”; “Sistemas urbanos e regionais sustentáveis”; “Políticas públicas de ciência, tecnologia e inovação para o desenvolvimento”. No segundo dia do encontro, os vereadores estiveram com o ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende.
Na próxima semana, os membros da Comissão de Ciência e Tecnologia — criada por iniciativa do
Tecnologia social — Uma das possíveis ações que podem ser feitas no município, segundo os vereadores, é a chamada “tecnologia social”, que procura desenvolver inovações tecnológicas que podem ser apropriadas pela comunidade, especialmente as pessoas de menor renda, possibilitando a inclusão social. “Daí a importância da educação”, ressalta Rozendo de Oliveira, lembrando que a papel da educação como base do desenvolvimento científico-tecnológico acabou permeando todo o evento, tanto que o ministro da Educação, Fernando Haddad, participou ativamente da conferência todos os dias.
Também o
Segundo os membros da Comissão de Ciência e Tecnologia, uma das primeiras ações a serem desenvolvidas em conseqüência da participação na conferência é a realização de um ciclo de seminários sobre ciência, tecnologia e inovação, nos próximos meses, com a participação de empresas, universidades, Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e sociedade organizada. A prioridade, segundo eles, é a implantação do Parque Tecnológico, sem esquecer outras aplicações da ciência e tecnologia, como na educação e na melhoria da qualidade de vida.
(Com informações da Assessoria de Imprensa do