28/05/2010 10h49
 

Da autoria do vereador Marinho Marte (PPS), projeto beneficia famílias com renda até dois salários mínimos

 

Projeto de lei de autoria do vereador Marinho Marte (PPS) institui em Sorocaba o “Programa do Hidrômetro Social”, que determina a concessão gratuita do hidrômetro para usuários residenciais do Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) com renda familiar não superior a dois salários mínimos.

 

“Os usuários de baixa renda são penalizados com o alto custo de instalação de água e esgoto, que pode chegar a 400 reais. Água tratada e esgoto são serviços de primeira necessidade e precisamos criar meios para reduzir esse custo para as famílias de menor renda, daí a razão desse projeto”, afirma Marinho Marte.

 

Segundo minucioso levantamento feito pelo vereador sobre os custos da instalação dos serviços de água e esgoto no município, nos casos em que o hidrômetro precisa ser substituído, o seu custo, que hoje está em R$ 41,97, fica quase o triplo, chegando a R$ 112,00.

 

O projeto de lei de Marinho Marte também estabelece que a concessão do benefício será precedida de levantamento socioeconômico do usuário a ser realizado pelo Saae, quando da solicitação de instalação de ligação de água no imóvel.