27/05/2010 16h43
 

Comissão de vereadores sorocabanos conversou com ministro e especialistas sobre Parque Tecnológico de Sorocaba

 

No segundo dia da IV Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, que está sendo realizada em Brasília, os membros da Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara Municipal de Sorocaba — formada pelos vereadores Helio Godoy (PSDB), Izídio de Brito (PT) e Rozendo de Oliveira (PV), presidente da mesma — participaram de palestras com Luciano Coutinho, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES); Carlos Tadeu da Costa Fraga, da Petrobrás, e Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

 

Além das palestras, a Comissão também prestigiou a Solenidade comemorativa dos 25 anos do Ministério da Ciência e Tecnologia, que contou com a participação do ministro Sérgio Rezende e de ex-ministros da pasta. Após a solenidade, os vereadores conversaram com o ministro de Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, sobre a implantação do Parque Tecnológico de Sorocaba.

 

Sérgio Rezende (na foto com os vereadores) afirmou ter conhecimento do processo de implantação do Parque Tecnológico no município e ouviu atentamente a exposição dos vereadores sorocabanos, que enfatizaram a importância do referido parque para o desenvolvimento não apenas de Sorocaba, mas de toda a região.

 

A participação dos vereadores na conferência também serviu para articular uma maior interação com a comunidade científica. Eles mantiveram contato com vários especialistas em ciência, tecnologia e inovação. Um deles foi o professor Carlos Henrique de Brito Cruz, doutor em física pela Unicamp e diretor científico da Fapesp. Os vereadores convidaram Brito para participar em Sorocaba das próximas reuniões que  serão realizadas com o objetivo de discutir o Parque Tecnológico.

 

“Além da nossa produtiva participação nas palestras, como membros da Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara, também aproveitamos para discutir entre nós como serão as futuras ações da comissão a partir dessa conferência”, afirma Helio Godoy. “Conversamos sobre possíveis reuniões e ciclos de seminários com especialistas em ciência e tecnologia, bem como empresários e representantes das universidades”, acrescenta o vereador, observando que este debate servirá para discutir não apenas os impactos positivos da instalação do parque, mas também os seus possíveis aspectos negativos.

 

O segundo dia da IV Conferência contará ainda com sessões temáticas sobre “O Papel  dos Parques Tecnológicos e das Incubadoras de Empresas” e será encerrado com sessão plenária sobre “Educação de Qualidade desde a Primeira Infância”.

 

(Assessoria de Imprensa do vereador Helio Godoy/PSDB)