27/05/2010 14h41
 

O senador paulista Aloizio Mercadante (PT) visitou a Câmara Municipal de Sorocaba durante a sessão ordinária desta quinta-feira (27). Ele foi recebido pelo presidente da Casa, vereador Marinho Marte (PPS), e esteve acompanhado pelo deputado federal Arlindo Chinaglia (PT), o deputado estadual Hamilton Pereira (PT), o vereador paulistano Netinho de Paula (PC do B) e o prefeito de Porto Feliz, Claudio Maffei (PT), que ocuparam lugar à mesa juntamente com o senador.

 

Ao recepcionar o senador da República e demais autoridades, Marinho Marte enfatizou: “A vida pública mostra que apenas as pessoas comprometidas com a ética e a honradez podem sobreviver politicamente. Por isso, é uma honra receber pessoas com uma vida intocável e inabalável”. Em seguida, passou a palavra ao vereador Francisco França, líder do PT na Casa, que saudou o senador e demais autoridades de municípios como São Paulo, Votorantim, Porto Feliz, Araçoiaba e Itapetininga.

 

Ao fazer uso da palavra, Aloizio Mercadante enfatizou que iria falar como senador da República e não como pré-candidato do PT ao governo do Estado em respeito aos demais partidos que têm assento na Casa. O senador afirmou que o país vive um “momento extraordinário” de sua história, lembrou a luta pelas liberdades democráticas e destacou que o Brasil vive a “plena democracia, com liberdade de expressão e um governo com apoio popular”.

 

Economista, Mercadante enumerou uma série de dados macroeconômicos, que, no seu entender, representam uma significativa melhoria da economia do país, e enfatizou a geração de empregos, afirmando que, “nos sete anos do governo Lula, foram gerados cerca de 12 milhões de empregos”. Segundo o senador, a geração de empregos é tão intensa que “há vagas a serem ocupadas, mas falta mão-de-obra qualificada”.

 

Interiorização do Desenvolvimento — Mercadante defendeu a criação da Zona Metropolitana de Sorocaba, congregando as cidades vizinhas, observando que a complexidade de regiões densamente urbanizadas exige um planejamento conjunto entre os municípios. O senador também advogou fortes investimentos na aviação regional e no transporte ferroviário, inclusive de passageiros, e defendeu a implantação de um trem de alta velocidade ligando Sorocaba à capital paulista.

 

A interiorização do desenvolvimento, com o estímulo às cadeias produtivas, também foi tema da fala do senador. Mercadante defendeu ainda a valorização dos profissionais da segurança pública e prioridade para a educação. “Fico muito feliz de ver que Sorocaba se assumiu como Cidade Educadora”, enfatizou o senador, que agradeceu ao presidente da Casa, Marinho Marte, pela recepção.

 

O deputado federal Arlindo Chinaglia, que também fez uso da palavra durante a sessão, enfatizou a importância do Legislativo, lembrando que “é no Parlamento que estão representadas as principais correntes de opinião do país”. Chinaglia observou que em todas as instituições há problemas, mas ressaltou que “não há democracia em nenhuma parte do planeta sem Legislativo”.

 

O parlamentar acrescentou: “Quando trabalhamos bem representamos o povo, mas não substituímos o povo. Por isso, a cada eleição temos o dever de prestar contas ao povo”. Retomando a afirmação de Arlindo Chinaglia, ao final da sessão, Marinho Marte enfatizou que o “o Legislativo é o único poder que discute as suas próprias questões de forma aberta, com a participação popular”. O presidente da Casa entregou ao senador e demais autoridades cópia de um dossiê da Prefeitura Municipal com as ações de Sorocaba como “Cidade Educadora”.