17/05/2010 09h45
 

Evento reuniu cerca de 400 pessoas de Sorocaba e região no Teatro Teotônio Vilela.

 

              O Seminário sobre Acessibilidade, que congrega a ‘Caravana da Inclusão, Acessibilidade e Cidadania’, realizado neste sábado (15), em Sorocaba, reuniu cerca de 400 pessoas no Teatro Municipal Teotônio Vilela.

 

O projeto desenvolvido pela União dos Vereadores do Estado de São Paulo (Uvesp), em parceria com a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que teve apoio da Câmara e da prefeitura de Sorocaba, contou com palestras sobre estrutura de cidadania, desenho universal, empregabilidade, esporte e lazer entre outros temas relacionados à acessibilidade e inclusão social.

 

Estiveram presentes no evento o vereador Helio Godoy (PSDB), que é presidente da Comissão Especial sobre Acessibilidade da Câmara Municipal e também diretor regional da Uvesp, o vereador Luis Santos (PMN), o prefeito Vitor Lippi (PSDB), o vice-prefeito José Ailton Ribeiro (PSDB), a secretária da Cidadania Mazé Lima, o deputado Federal Antônio Carlos Pannunzio (PSDB) e a Deputada Estadual Célia Leão (PSDB), além de autoridades de mais de 20 municípios, entidades de Sorocaba e região e dezenas de pessoas com deficiência.

 

A Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Linamara Batistella, foi representada pelo o assessor adjunto, professor Marcos Pellegrini.

 

             O vereador Helio Godoy, que na oportunidade representou a Câmara de Sorocaba, recebeu das mãos do presidente da Uvesp, Sebastião Misiara, uma sugestão de projeto de lei sobre Desenho Universal “Acessibilidade nas habitações de Interesse Social”, que determina área mínima de 60 metros quadrados permitindo conforto às pessoas com deficiência. 

 

Segundo Helio Godoy, o objetivo da Caravana, foi totalmente atendido. “O objetivo principal é a sensibilização de toda a sociedade para com as pessoas com deficiência, a inclusão através da qualificação para o mercado de trabalho, esporte, e da legislação que todos os municípios devem aprovar promovendo a cidadania das pessoas com deficiência”, disse Godoy. “Sorocaba como sede regional, além de receber o Hospital de Reabilitação da Rede Lucy Montoro sai à frente na discussão da inclusão social”, ressaltou o vereador.

 

O evento também contou com uma apresentação de dança do “Centro Ann Sulivan” de Ribeirão Preto, que demonstrou a superação do  dançarino Fábio Guedes.

 

(Assessoria de Imprensa – Vereador Helio Godoy – PSDB)