19/04/2010 17h52
 

O vereador Marinho Marte (PPS) toma posse, nesta terça-feira (20), como prefeito interino de Sorocaba e Claudio do Sorocaba I assume presidência da Câmara.

 

O presidente da Câmara Municipal, vereador Marinho Marte (PPS), toma posse como prefeito interino de Sorocaba na Prefeitura, nesta terça-feira (20), às 14 horas, em virtude da viagem do prefeito Vitor Lippi (PSDB) ao México. O vice-prefeito José Ailton Ribeiro, por ser pré-candidato a deputado estadual pelo PSDB, não pôde assumir o cargo.

 

Vereador há 27 anos, Marinho Marte cumpre o seu sétimo mandato parlamentar consecutivo. É a segunda vez que comanda a Câmara Municipal à frente da Mesa Diretora da Casa. A primeira foi em 2003, quando adotou rigorosas medidas de contenção de despesas no Legislativo municipal. Neste seu segundo mandato à frente da Casa, voltou a adotar medidas de contenção de gastos, acompanhadas de medidas de valorização dos servidores.

 

“É uma honra poder servir aos sorocabanos como prefeito interino. Isso mostra a importância do Legislativo, que é vital para os governos democráticos”, afirma Marinho Marte, que ficará no cargo de prefeito durante cinco dias. Nesse período, o vereador Gervino Gonçalves (PR), o Cláudio do Sorocaba I, assume a presidência da Câmara. Marinho Marte afirma que, como prefeito interino, dará continuidade ao trabalho desenvolvido pelo prefeito Vitor Lippi, cumprindo os compromissos assumidos pela atual administração.

 

Fato histórico — Desde a redemocratização do país, com o fim do regime militar, é a segunda vez na história do município que o presidente do Legislativo municipal assume o cargo de prefeito. A primeira vez foi em 10 de fevereiro de 1987, quando o vereador Paulo Mendes assumiu a Prefeitura para completar o mandato do prefeito Flávio Chaves, que renunciou ao cargo para presidir a Caixa Econômica Estadual.

 

Antes da redemocratização, somente em duas ocasiões o presidente do Legislativo assumiu a Prefeitura. A primeira foi em 1º de janeiro de 1951, quando o vereador Armínio Leite tomou posse no cargo de prefeito para completar o mandato de Gualberto Moreira, que fora eleito deputado estadual. A segunda foi entre agosto e outubro de 1962, quando o prefeito Artidoro Mascarenhas e o vice Prestes de Barros se licenciaram, transmitindo o cargo ao vereador Osvaldo Duarte, então presidente da Câmara.