16/04/2010 15h32
 

Proposta pelo presidente da Casa, vereador Marinho Marte (PPS), solenidade reúne representantes do hospital e da faculdade de medicina

 

A Câmara Municipal celebrou os 60 anos de fundação do Hospital Santa Lucinda com sessão solene realizada na noite desta quinta-feira, 15, por iniciativa do vereador Marinho Marte (PPS), presidente da Casa.

 

O vice-presidente da Câmara, Claudio do Sorocaba I, os vereadores Luis Santos (PMN) e Neusa Maldonado (PSDB) e o secretário de Saúde, Milton Palma, prestigiaram a solenidade que reuniu representantes do hospital e da faculdade de medicina.

 

O superintendente do Hospital Santa Lucinda, Dr. José Augusto Rabello Júnior, o diretor clínico Dr. Mario Sérgio Moreno e o diretor da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde da PUC-SP, José Eduardo Martinez, participaram da cerimônia. O professor Claudio José Pereira representou o reitor da Pontifícia Universidade Católica, Dirceu de Mello.

 

Marinho Marte relembrou a história do hospital, construído e doado pelo Grupo Votorantim para atender as necessidades de ensino da Faculdade de Medicina de Sorocaba, bem como da Escola de Enfermagem. Desde 1977, o Hospital Santa Lucinda integra a Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde da PUC-SP. Em 2003 o hospital foi municipalizado.

 

O presidente da Casa destacou a importância do hospital para Sorocaba e região, atendendo uma população de cerca de 2,5 milhões de pessoas, oriundas de 48 municípios.

 

Marinho falou sobre a estrutura do Santa Lucinda que conta com aproximadamente 700 médicos de várias especialidades e cerca de 400 funcionários, disponibilizando para o SUS 70% de seus 140 leitos.

 

“Ao aliar a busca do conhecimento científico com a promoção da saúde pública, os professores e alunos deste histórico hospital-escola ajudam, sem dúvida, a construir uma Sorocaba melhor, mais justa e mais humana”, concluiu o presidente Marinho Marte.