06/04/2010 14h27
 

Francisco França (PT) quer saber se a Prefeitura já estuda adesão ao programa, lançado pelo governo federal

 

O vereador Francisco França (PT) protocolou requerimento questionando a administração municipal sobre o Programa Nacional de Apoio à Inclusão Digital nas Comunidades – Telecentros.Br. O vereador observa que o Telecentros.Br é um programa do governo federal, composto por espaços que proporcionam acesso público e gratuito às tecnologias da informação e comunicação, com computadores conectados à internet, disponíveis para múltiplos usos, incluindo navegação livre assistida, cursos e outras atividades de promoção do desenvolvimento local em suas diversas dimensões.

 

Três ministérios são responsáveis pela estruturação dos telecentros. O Ministério das Comunicações, que cuida do fornecimento dos equipamentos e mobiliário novos para as unidades, além do serviço de conexão em banda larga à Internet; o Ministério da Ciência e Tecnologia, pela concessão de bolsas para auxílio financeiro dos monitores que atuarão nos telecentros; e o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (por meio da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação) é o responsável pelos computadores recondicionados e por constituir a rede de formação para monitores de telecentros apoiados.

 

Ainda de acordo com França, a intenção do governo federal é implantar 8 mil telecentros em todo território nacional. “Por meio do requerimento estou questionando se o Executivo tem ciência do Telecentros.Br e se já estudou a possibilidade de adesão ao Programa federal. Afinal, Sorocaba está em constante crescimento e a implantação de telecentros no município poderá contribuir e muito com toda população”, disse o vereador.

 

(Assessoria de Imprensa do vereador Francisco França/PT)