A Câmara Municipal de Sorocaba sediou na manhã desta segunda-feira (5) o Seminário Desenvolvimento Regional e Inclusão Social proposto pelo vereador Izídio de Brito (PT) para iniciar o debate acerca do tema.
Os trabalhos começaram com a palestra do economista Marcio Pochmann, doutor em economia e livre-docente da Unicamp, presidente do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) e autor de vários livros.
Participaram do evento o deputado estadual Hamilton Pereira (PT), o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba, Ademilson Terto da Silva, a secretária de Cidadania, Maria José de Almeida Lima, representando o prefeito Vitor Lippi (PSDB), e o vereador Rozendo Oliveira (PV), além de representantes de sindicatos, prefeituras e entidades da região.
O seminário foi o primeiro passo para a discussão do tema. Ao fim do evento os participantes se inscreveram
Izídio criticou a falta de representatividade de empresários no seminário e cobrou maior participação de prefeituras e de sindicatos. “A criação de grupos, com apoio do sindicato, deve agregar a participação de todos os atores sociais para pensar o desenvolvimento regional em curto, médio e longo prazo”, disse.
O palestrante falou da recuperação da discussão do tema desenvolvimento, sobre a redução da pobreza e principalmente a necessidade de planejamento nos próximos anos para atender a nova realidade social e demográfica do país e adequar as políticas públicas.
Pochmann abordou temas como o trabalho imaterial e a sociedade do conhecimento. “Novas tecnologias de informação fazem com que o trabalhador esteja conectado ao trabalho 24h por dia”.
Destacou ainda a importância de cidades médias para a economia do país. “O que está fazendo o Brasil diferente é o crescimento descentralizado. Não serão mais as capitais a puxar o crescimento, é algo novo no cenário para o desenvolvimento brasileiro”, afirmou Marcio Pochmann.