A Câmara Municipal sediou no dia de ontem, 24, o 1º Seminário sobre o Rio Pirajibu, promovido pela Comissão Águas de Sorocaba em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente. O evento, que está dentro do calendário de comemorações da Semana da Água, foi presidido pelo vereador João Donizeti (PSDB), que é presidente da comissão.
Além de líderes comunitários e técnicos ambientais, a secretária de Meio Ambiente, Jussara de Lima Carvalho, o gerente da CETESB, Sétimo Maragon, os ambientalistas José Bernardo, presidente da Aeber (Associação dos Empreendedores do Bairro do Éden), e Cláudio Robles, da Associação Amigos do Bairro do 25, e o vereador Rozendo Oliveira (PV) participaram do seminário.
Quatro municípios compõem a Bacia do Pirajibu: Mairinque, Alumínio, Itu e Sorocaba. João Donizeti lembrou que o Dia Mundial da Água, juntamente com a Bacia do Rio Pirajibu, foi comemorado pelo segundo ano em evento promovido pela Aeber, na Avenida Independência, no Éden, reunindo moradores, empresários e a comunidade em geral.
João Donizeti ainda ressaltou “que a valorização do Rio Pirajibu apenas foi possível, após o processo de mobilização popular, que deixou de ser coadjuvante e passaram a exercer funções executivas em defesa do rio”
A palestra “Caracterização do Rio Pirajibu”, ministrada por Andréa Françoise, engenheira de saneamento do Saae, abriu os trabalhos. A palestrante apresentou um estudo encomendado pela autarquia em 1998 com o mapeamento da Bacia do Pirajibu. A engenheira falou sobre investimentos na despoluição do Rio Sorocaba que deverá ultrapassar os 150 milhões de reais. Representando a CETESB, Rosangela Aparecida César, deu sequencia a palestra.
E falando em nome da comunidade, o engenheiro Mário de Lavigne, juntamente com Claudio Robles e José Bernardo ministraram a palestra “Diagnóstico do Rio Sorocaba”, com a visão das comunidades sobre os principais problemas, ameaças e oportunidades em relação ao tema.
Técnicos, ambientalistas e comunidade levantaram propostas como a criação de um sistema de monitoramento e a implantação de um projeto de recuperação da Bacia do Pirajibu. Foram citadas também a importância do envolvimento dos quatro municípios que compõem a Bacia do Pirajibu e da educação ambiental, com a apresentação do Rio Pirajibu nas escolas da região.
Para encerrar o seminário, o vereador João Donizeti elencou uma série de ações importantes realizadas nos últimos dois anos como os encontros no Éden no Dia Mundial da Água, a criação do Grupo Técnico do Comitê de Bacias, o acesso ao estudo do SAAE realizado em 1998 e apresentado no evento e a implantação dos emissários em uma faixa de
A secretária de Meio Ambiente, completou a lista citando a criação de um grupo de estudo do Rio Pirajibu dentro do Executivo, uma solicitação da população. Ao final do encontro, os participantes brindaram com água da nascente do Rio Pirajibu.