O vereador Rozendo de Oliveira (PV) está propondo uma ajuda financeira aos dois clubes de futebol profissional da cidade: o Esporte Clube São Bento e o Clube Atlético Sorocaba. O projeto de lei de sua autoria estabelece a contribuição voluntária e autorizada em prol dos times.
O objeto é viabilizar a criação de um modelo de arrecadação fixa e continua, por meio de boletos ou conta de água e esgoto, do sistema administrativo do SAAE (Serviço de Água e Esgoto de Sorocaba).
“Por muitos anos, a população de Sorocaba está impedida de assistir a uma partida de futebol envolvendo times da 1ª divisão do campeonato paulista, pelos diversos motivos de ordem principalmente financeira que afetam os clubes locais”, justifica o coronel Rozendo.
Se aprovada, a lei possibilitará que todo proprietário de imóvel, pessoa jurídica e inquilino contribua voluntariamente com o valor mínimo de R$ 1,50 para subsidiar o orçamento financeiro dos clubes.
O repasse se dará pro meio de convênio entre o SAAE e os clubes, sendo que a autarquia deverá ficar com 0,25% do total arrecadado para custeio das despesas administrativas. O projeto prevê ainda, que, em caso de dívida ativa dos clubes beneficiados, o SAAE poderá reter até 10% do valor a ser destinado.