Para José Crespo (DEM), prefeito foi obrigado a reconhecer que é possível o rebaixamento da calha do Rio Sorocaba
Em resposta a requerimento de autoria do vereador José Crespo (DEM), o prefeito Vitor Lippi reconheceu que não há maciços rochosos que impeçam o rebaixamento da calha do Rio Sorocaba para evitar inundações. “Ou seja, a informação divulgada por vários dos prepostos do prefeito, durante o período de inundações da Praça Lions, no início do ano, era falsa”, afirma o vereador, comentando a resposta do Executivo.
Crespo lembra que, durante as inundações, a imprensa chegou a criticar o fato de a Prefeitura, durante os dois mandatos de Vitor Lippi, haver abandonado o serviço de dragagem e rebaixamento da calha do rio, como uma das atitudes mitigadoras das inundações. “Na época, vários prepostos do prefeito, em resposta à imprensa, vieram com essa: ‘Não, não pode rebaixar mais, pois já chegamos numa camada de rochas’. Agora, estão sendo desmentidos pela própria resposta do prefeito”, observa Crespo.
Já no período das inundações, o líder do DEM na Câmara Municipal havia feito pesquisa nos vários órgãos públicos que fazem estudos hidrológicos do Rio Sorocaba e constatou que, há mais de 20 anos, não foi executado nenhum levantamento batimétrico do rio. “O que é um absurdo, levando em conta a importância desse rio para o município”, afirma Crespo, lembrando que o levantamento batimétrico permite avaliar a profundidade e o relevo dos cursos d’água.
“Diante das evidências, o prefeito foi obrigado a desmentir seus prepostos e, em resposta ao nosso requerimento, disse ter determinado ao Saae que realize estudos para que esse levantamento e o desejado rebaixamento da calha sejam finalmente realizados. Esperamos que isso não fique eternamente em reuniões estratégicas, estudos e comissões, que rodam, rodam mas não saem do lugar”, conclui Crespo.
(Assessoria de Imprensa do vereador José Crespo/DEM)