08/03/2010 09h47
 

O vereador Francisco França (PT) por meio de requerimento está questionando o poder público municipal sobre a possível implantação de um policiamento comunitário com uso de supedâneo em Sorocaba.

 

Segundo França, ele esteve em São Paulo, mais precisamente na Avenida Paulista, onde foram instaladas 33 cabines denominadas supedâneo, em pontos estratégicos, ou seja, nos trechos com maior incidência de roubos e furtos.

 

Supedâneos são cabines em fibra, cobertas, com abertura para vigilância e capacidade para abrigar um policial militar no período estipulado das 7 da manhã às 23 horas.

 

O projeto é resultado de uma parceria firmada entre a prefeitura de São Paulo, Polícia Militar, Associação Paulista Viva (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), representantes da sociedade civil e comercial da Avenida Paulista com o objetivo de diminuir o número de assaltos no comércio local e aos pedestres.

 

O vereador tomou conhecimento do supedâneo durante reunião no Conseg Centro, ocasião em que membros da polícia militar de Sorocaba também estavam presentes.

 

Em contato com o responsável pela administração das cabines em São Paulo, Rafael Beraldo, França foi informado que o supedâneo reduziu em 80% o índice de criminalidade na avenida, de acordo com dados levantados pela polícia militar da capital.

 

Ainda de acordo com Beraldo, além de reduzir a criminalidade, o projeto promoveu uma relação de maior proximidade e confiança entre a polícia e os cidadãos.

 

“O resultado positivo em São Paulo foi responsável pelo meu questionamento ao governo municipal. Sorocaba tem necessidades gritantes de segurança, principalmente na região central, onde os registros de roubos e furtos, principalmente nas proximidades dos bancos são comuns”, disse o vereador.

 

No requerimento França pergunta ao governo municipal se tem conhecimento dos supedâneos da Avenida Paulista, no caso de uma resposta positiva, se a administração já estudou a possibilidade de implantação em Sorocaba, e se já fez contato com a Polícia Militar visando essa parceria por mais segurança em pontos de maior concentração de pessoas, como avenidas e praças da cidade.

 

(Assessoria de Imprensa do vereador Francisco França / PT)