Marinho Marte (PPS), presidente da Casa, comandou a solenidade, que também celebrou a fundação do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico.
Os 349 anos de instalação da Câmara Municipal de Sorocaba e os 56 anos de criação do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba foram festejados durante sessão solene realizada na noite da quarta-feira (3), por iniciativa do presidente da Casa,
Em seu discurso, Marinho Marte lembrou que o Legislativo é fundamental para a democracia e observou que a história da Câmara Municipal de Sorocaba se confunde com a própria história do município, pois foi a instalação da Câmara, em 3 de março de 1661, que elevou o povoado de Sorocaba à condição de vila.
Marinho Marte lembrou que, na época do Império, a Câmara Municipal congregava em si todas as funções políticas, administrativas e judiciárias, mas que, com o advento da República e a separação dos poderes, ela passou a encarnar — como Poder Legislativo, autônomo e independente — a soberania do povo.
“O Legislativo é o oxigênio da democracia”, afirmou Marinho Marte, que, em seu discurso, também ressaltou a importância do trabalho realizado pelos ex-vereadores que passaram pela Casa bem como pelos vereadores atuais. Cada um dos vereadores e ex-vereadores recebeu um diploma em homenagem ao seu trabalho.
A Câmara Municipal também prestou homenagem ao Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba, que completou 56 anos. Fundado em 3 de março de 1954, o instituto é presidido pelo professor e historiador Adilson Cezar, que também participou da sessão solene, discursando em nome da instituição.