25/02/2010 17h44
 

Comissão vai convocar diretores da Urbes para serem ouvidos, depois da análise da documentação

 

A CPI dos Transportes realizou sua primeira reunião, na tarde de quinta-feira (25), com o técnico Marcos Pimentel Bicalho, da Acesso Arquitetos Associados, empresa que irá prestar assessoria técnica aos vereadores que integram a comissão. Presidida pelo vereador Francisco França (PT) e tendo como relator o vereador Carlos Cezar (PSC), os membros da comissão decidiram, por unanimidade, prorrogar os trabalhos por mais 90 dias.

 

Depois de concluir a análise da documentação encaminhada pela Urbes, os membros da CPI irão realizar oitivas com diretores da empresa. As oitivas estão marcadas para ocorrer nos dias 9, 16 e 23 de março e serão ouvidos os diretores Roberto Bataglini, Celso Dersi, Gilvana Bianchini e Lúcia Graziosi, além do presidente da Urbes, Renato Gianola.

 

“Nosso objetivo não é fazer da comissão um palanque político, mas apurar todos os fatos. Precisamos saber o que aconteceu para que a empresa concessionária do transporte público em Sorocaba quebrasse o contrato no meio do seu período de vigência”, afirma Francisco França.

 

Marcos Pimentel Bicalho, o técnico que irá assessorar o trabalho da comissão, é arquiteto e urbanista formado pela USP e mestre em administração pública pela Fundação Getúlio Vargas, além de superintendente da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP) e ex-secretário de Transportes dos municípios de Santo André e Campinas. Ficou acertado que ele participará das reuniões da CPI e sua primeira tarefa será fazer uma análise dos documentos encaminhados à comissão para subsidiar o trabalho dos vereadores.

 

A próxima reunião da CPI será no dia 9 de março, quando começam as oitivas com os diretores da Urbes. Nesse dia serão ouvidos Roberto Bataglini e Celso Dersi. Em 16 de março, será a vez das diretoras Gilvana Bianchini e Lúcia Graziosi e, fechando as oitivas, no dia 23, o presidente da Urbes, Renato Gianola.

 

Além do presidente Francisco França e do relator Carlos Cezar, participaram da reunião os demais membros da CPI dos Transportes: José Crespo (DEM), Moko Yabiku (PSDB), Izídio de Brito (PT) e Luis Santos (PMN). O vereador Antonio Carlos Silvano (PMDB), que também integra a comissão, por motivos de saúde não pôde participar.