O vereador Francisco França (PT), na quinta-feira (18), esteve na Santa Casa de Sorocaba, reunido com o provedor do hospital, José Antônio Fasiaben para buscar esclarecimentos relativos à suspensão do atendimento da Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal e na maternidade, desde o dia 20 de janeiro.
França foi autor do requerimento protocolado na Câmara Municipal, no dia 27 de janeiro, questionando o executivo sobre o problema que causou inúmeros transtornos à população.
Segundo Fasiaben, foi importante França procurá-lo para solicitar informações sobre a questão, inclusive, afirmou que o papel de um vereador é justamente esse, questionar e ao mesmo tempo contribuir com soluções aos problemas do município.
Sobre a suspensão do atendimento no hospital, o provedor disse que a neonatologia na Santa Casa foi implantada há 10 anos, na época, em contrato firmado, a prefeitura municipal ficou responsável pelo pagamento da equipe de atendimento.
Porém, no mês de novembro, com o anúncio da equipe de não mais prestar serviço na Santa Casa, sem reajuste, o provedor procurou o secretário de saúde municipal, Milton Palma para informá-lo da solicitação.
Numa reunião entre Fasiaben, Milton Palma e Antônio Carlos Nasi, diretor do Departamento Regional de Saúde (DRS), o secretário de saúde disse que não era possível conceder o reajuste.
De acordo com Fasiaben, a partir daquele momento, ele iniciou negociações com uma nova equipe, da cidade de Itapetininga, tendo acertado, inclusive, dos novos profissionais iniciarem suas atividades no dia 17 de janeiro, data que terminaria o contrato antigo. Entretanto, na data combinada, a equipe não compareceu, ocasionando assim, a suspensão do atendimento.
França disse a Fasiaben, que esta preocupado com a situação, pois tem recebido inúmeras reclamações sobre o atendimento emergencial, e até agora nada de concreto foi anunciado. “As pessoas estão passando dificuldades, a prefeitura municipal precisa resolver o problema na Santa Casa com urgência”.
Durante a reunião, Fasiaben disse ao vereador, que nesta sexta-feira (19), estava agendada uma reunião com o secretário de saúde interino, Ademir Hiromi Watanabi, já que Milton Palma está de férias, para tentar uma solução. Porém daria um retorno assim que a reunião fosse encerrada.
Possibilidades de entendimento – O provedor da Santa Casa de Misericórdia de Sorocaba, José Antônio Fasiaben informou ao vereador Francisco França, na tarde desta sexta-feira (19), que após a reunião vê grandes possibilidades de solução para a suspensão do atendimento no hospital.
Fasiaben informou ainda, que a proposta apresentada pela prefeitura hoje está sendo estudada por ele, porém, adiantou que a considera viável para um bom entendimento nos próximos dias.
Reunião com o secretário de saúde – O vereador Francisco França agendou para a próxima terça-feira (23), uma reunião com o secretário de saúde interino, Ademir Hiromi Watanabi, com o objetivo de ouvir a versão da administração municipal sobre o problema na Santa Casa.
Assessoria de imprensa do vereador Francisco França (PT)