Área verde a ser beneficiada pela proposta de Geraldo Reis (PV) está localizada na região do Lajeado.
Atendendo a reivindicação dos moradores da região do Lajeado, o
“Essa área tem uma grande importância ambiental. Além de contar com várias espécies animais e vegetais, é também uma mata ciliar”, argumenta Reis, que defende a preservação de “áreas de biodiversidade” em Sorocaba e lembra que as matas ciliares são áreas de preservação permanente, de acordo com o Código Florestal Brasileiro (Lei 4.771, de 15 de setembro de 1965).
“Os moradores da região nos informaram que nessa área havia um lago, que já foi aterrado”, lamenta o vereador, que, caso o parque seja criado, sugere o nome de Parque Natural Ecológico Beira Rio. Em seu requerimento, Geraldo Reis quer saber se a área pertence ao município e, caso seja propriedade privada, sugere a realização de estudos sobre uma possível desapropriação.
O vereador lembra que, dada a sua importância, a legislação prevê que as faixas de vegetação às margens dos leitos dos rios são de preservação permanente mesmo nas propriedades privadas. “Boa parte da área que queremos transformar em parque ecológico está à beira do Rio Sorocaba”, enfatiza.