Além do projeto de Irineu Toledo (PRB), várias matérias estão na pauta, entre elas oito projetos em primeira discussão
A Câmara Municipal de Sorocaba, em sua 2ª sessão ordinária do ano, a ser realizada nesta quinta-feira (4), às 9 horas, irá apreciar 12 projetos de lei, um deles já
Segundo Irineu Toledo (foto), um dos objetivos do projeto é reduzir a inadimplência, possibilitando ao munícipe pagar ao menos as taxas, caso venha a questionar o valor do IPTU. O projeto foi considerado constitucional pela Comissão de Justiça, recebendo parecer favorável. O prefeito Vitor Lippi (PSDB) também foi ouvido e posicionou-se contrário ao projeto, alegando que ele pode aumentar os custos de cobrança do IPTU e favorecer a inadimplência.
Primeira discussão — Em primeira discussão, serão apreciados oito projetos de lei. De autoria do vereador
Do
Também em primeira discussão, com parecer favorável das comissões, será votado projeto de lei do
Pareceres contrários — Outros cinco projetos de lei também entram em primeira discussão, mas foram considerados inconstitucionais, recebendo parecer contrário da Comissão de Justiça — pareceres que serão apreciados pelo plenário. Um dos projetos considerados inconstitucionais é de autoria do vereador Izídio de Brito (PT), que determina a realização de plebiscito para a instalação de novas ciclovias no município.
Dois são do vereador José Crespo (DEM). Um dos projetos de Crespo autoriza o município a criar a Corregedoria Municipal, órgão que ficará diretamente ligado ao gabinete do prefeito e terá sob seu comando dois outros órgãos: a Ouvidoria e a Controladoria municipais. A Corregedoria Municipal, de acordo com o projeto, irá zelar pela legalidade e moralidade de todos os atos da administração direta e indireta da Prefeitura, atuando de forma preventiva e corretiva.
O outro projeto de José Crespo considerado inconstitucional pela Comissão de Justiça estabelece normas de atendimento ao público no âmbito dos órgãos e entidades públicas municipais. Segundo o vereador, seu projeto de lei é uma “adaptação fiel”, no âmbito do município, do Decreto Presidencial n° 5.932, de 11 de agosto de 2009, que instituiu a Carta de Serviços ao Cidadão, com o objetivo de simplificar o atendimento público no país.
Da
Do vereador Emílio Souza (PMN), o Ruby, entra na pauta projeto de lei que autoriza a Prefeitura a realizar sinalização de trânsito horizontal e vertical e instalação de lombo-travessia nas proximidades das escolas, bem como notificar os proprietários de terrenos nas imediações para que construam muros, calçadas, e procedem à limpeza dos mesmos. O projeto foi considerado inconstitucional pela Comissão de Justiça e também foi ouvido o prefeito Vitor Lippi, que se mostrou desfavorável à sua aprovação.
A Câmara Municipal vota ainda mais três matérias: projeto de decreto legislativo, de autoria do