03/02/2010 15h48
 

De autoria de Francisco França (PT), projeto tem, entre seus objetivos, a valorização dos profissionais da comunicação

 

Nesta quinta-feira (4), após receber pareceres favoráveis das comissões, entra em primeira discussão, no plenário da Câmara Municipal de Sorocaba, o Projeto de Decreto Legislativo do vereador Francisco França (PT), que propõe premiação aos jornalistas pelas melhores matérias publicadas na imprensa local.

 

De acordo com o projeto do vereador, no dia 30 de março de cada ano, a Câmara Municipal concederá a três jornalistas (1º, 2º e 3º colocados) um troféu pelas melhores matérias publicadas no ano anterior ao evento.

 

O período para inscrição será de 1º de fevereiro a 15 de março de cada ano, diante das seguintes regras: poderão participar apenas jornalistas diplomados. No caso de material impresso (jornal e revista), o interessado deverá apresentar o original e seis cópias. Já para rádio, tevê e web, serão solicitadas seis cópias em DVD ou CD.

 

Os temas serão divulgados pela comissão até um dia antes do início das inscrições e cada jornalista poderá inscrever duas matérias, que serão julgadas por uma comissão formada pelo presidente do Legislativo; secretária de Comunicação da Casa; um representante do Sindicato dos Jornalistas (Regional Sorocaba) e outro da Associação Sorocabana de Imprensa (ASI).

 

O julgamento do material inscrito será individual, com notas de cinco a dez. Para desempate, a matéria deverá passar por uma reavaliação da comissão julgadora e a que obtiver mais pontos será a vencedora. O projeto estabelece, ainda, que não serão aceitas publicações institucionais, publicitárias, pagas, editoriais ou artigos.

 

Segundo França, o projeto tem a finalidade de reconhecer, premiar e incentivar a comunicação, por meio de reportagens produzidas pela mídia sorocabana, dando maior visibilidade ao trabalho desempenhado por esses profissionais, que é de grande importância para a sociedade, “pois são os grandes responsáveis por levar as informações até a população, sendo os verdadeiros formadores de opinião”.

 

(Assessoria de Imprensa do vereador Francisco França/PT)