02/02/2010 14h57
 

Líderes de partidos também foram definidos na primeira sessão ordinária de 2010, presidida pelo vereador Marinho Marte (PPS).

 

Um minuto de silêncio pelas vítimas do terremoto no Haiti e das enchentes no Brasil, especialmente a de Angra dos Reis, marcou o início da primeira sessão ordinária da Câmara Municipal de Sorocaba, nesta terça-feira (2). A homenagem foi solicitada pelo presidente da Casa, vereador Marinho Marte (PPS), que deu início aos trabalhos pontualmente às 9 horas e reiterou que, ao longo de seu mandato à frente do Legislativo municipal, será um “escravo do Regimento”. Marinho Marte determinou a entrega de cópias do Regimento Interno e da Lei Orgânica do Município para cada um dos vereadores.

 

A sessão contou com a presença do prefeito Vitor Lippi (PSDB), que usou a tribuna no início da sessão para cumprimentar os vereadores e desejar boa sorte a todos. “Desejo, nesse início dos trabalhos do Legislativo, que este seja um ano de trabalho e de conquistas. Estaremos juntos, buscando o melhor caminho, que é o caminho para o desenvolvimento de Sorocaba”, afirmou. Vitor Lippi também elogiou Marinho Marte, ressaltando que, “com sua experiência, habilidade e competência”, o vereador fará um bom trabalho como presidente da Casa.

 

Projetos em deliberação

 

Antes de discutir a pauta da primeira sessão ordinária do ano, exclusivamente para a constituição das comissões permanentes, os vereadores puseram em deliberação várias matérias, entre elas, o veto do prefeito ao projeto do vereador Antônio Carlos Silvano (PMDB), o Tonão Silvano, que dispõe sobre a implantação da vacina pneumocócica 7-valente na rede pública municipal. O veto será discutido nas próximas sessões. Foram aprovadas, ainda, 120 indicações e 69 requerimentos, totalizando 245 proposituras na primeira sessão do ano.

 

Dos 55  projetos que também entraram em deliberação, apenas um — de autoria do vereador Emílio Souza (PMN), o Ruby, para dar o nome de “Zilda Arns” a uma ‘Oficina do Saber’ que será construída na Zona Norte — foi arquivado, porque, de acordo com o Regimento Interno, não se pode propor denominação de obras que ainda não foram iniciadas. O vereador Gervino Gonçalves (PR), o Cláudio do Sorocaba I, defendeu que seja alterado esse artigo do Regimento, pois, segundo ele, isso dificulta a apresentação de projetos do gênero pelos vereadores.

 

Comissões permanentes

 

Seguindo o artigo 34 do Regimento Interno, que prevê a escolha dos membros das comissões permanentes na primeira sessão do ano, em comum acordo entre o presidente da Casa e os líderes dos partidos, Marinho Marte solicitou uma pausa de 15 minutos para que os vereadores  se reunissem. Ainda conforme o Regimento, caso não houvesse acordo, a escolha se daria por meio de eleição em plenário. A única exceção é a Comissão de Redação, constituída pelos três secretários da mesa e presidida pelo primeiro secretário. Compete às comissões permanentes, segundo o artigo 41 do Regimento Interno, recomendar a adoção ou rejeição de matérias submetidas à sua apreciação.

 

Uma nova comissão deverá ser criada na Câmara Municipal. Trata-se da Comissão de Ciência e Tecnologia, proposta por Hélio Godoy (PSDB) através de projeto de resolução, que já conta com a assinatura de sete vereadores e o apoio do presidente da Casa, devendo entrar em discussão na próxima semana. Já o vereador José Crespo (DEM) defendeu a criação da Comissão de Ética e Decoro Parlamentar, prevista no inciso VII do artigo 33 do Regimento Interno. “Já que vamos cumprir o Regimento, devemos cumprir também esse dispositivo ou propor sua retirada do texto”, argumentou.

 

Confira a composição de cada uma das seis comissões permanentes

 

Comissão de Justiça – Presidente: Anselmo Neto (PP). Membros: José Crespo (DEM) e Paulo Mendes (PSDB).

 

Comissão de  Economia, Finanças e Orçamento – Presidente Geraldo Reis (PV). Membros: Izídio de Brito Correia (PT) e Francisco Martinez (PSDB).

 

Comissão de Obras e Serviços Públicos – Presidente: Antonio Carlos Silvano (PMDB). Membros: Francisco França (PT) e  Moko Yabiku (PSDB).

 

Comissão de Educação, Cultura, Saúde Pública, Desportos e Meio Ambiente — Presidente: Carlos Cezar (PSC). Membros: Irineu Toledo (PRB) e João Donizeti (PSDB).

 

Comissão de Cidadania e Direitos Humanos – Presidente: Irineu Toledo (PRB). Membros: Emílio de Souza (PMN), o Ruby, e Benedito Oleriano (PMN).

 

Comissão de Redação – Presidente: Rozendo de Oliveira (PV). Membros: Izídio de Brito Correia (PT) e Antonio Carlos Silvano (PMDB).

 

Confira quem são os líderes dos partidos

 

PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira) – Paulo Mendes.

PMN (Partido da Mobilização Nacional) – Benedito Oleriano.

PV (Partido Verde) – Rozendo de Oliveira.

PT (Partido dos Trabalhadores) – Francisco França.

DEM (Democratas) – José Crespo.

PMDB (Partido do Movimento Democrático Brasileiro) – Antonio Carlos Silvano.

PP (Partido Progressista) – Anselmo Neto.

PPS (Partido Popular Socialista) – Marinho Marte.

PR (Partido da República) – Gervino Gonçalves, o Cláudio do Sorocaba I.

PRB (Partido Republicano Brasileiro) – Irineu Toledo.

PSC (Partido Social Cristão) – Carlos Cezar.