26/01/2010 16h11
 

A proposta é do vereador Emílio Souza (PMN), o Ruby, que protocolou nesta terça(26), um projeto de lei para que a unidade da ‘Oficina do saber’, que será construída no Jardim Lopes de Oliveira, receba o nome da médica Zilda Arns ,morta em Porto Príncipe , capital do Haiti, devastada por um terremoto no dia 12 deste mês.

  

Na justificativa, o parlamentar ressaltou detalhes da vida e da obra da fundadora e coordenadora da Pastoral  da Criança. Zilda Arns  nasceu em Santa Catarina e seus pais, descendentes de alemães, tiveram 16 filhos. A médica e missionária especializou-se  em saúde pública e liderou uma importante batalha contra a mortalidade infantil ,por meio de pesagem da criança, avaliação nutricional e oferta da multimistura, um suplemento alimentar no combate à desnutrição. Também era   Coordenadora Nacional da Pastoral da Pessoa Idosa . Seu trabalho atravessou fronteiras em benefício de crianças até de outros países, o que a levou a receber   indicação ao Prêmio Nobel da Paz em 2006.

 

 Ruby lembrou ainda que Zilda Arns é cidadã Sorocabana, título concedido pela Câmara em 2008. Para o vereador a homenagem tem tudo a ver com a proposta da ‘Oficina do Saber’, obra que pediu em requerimento à prefeitura, e  que considera  “ um local  onde serão abrigados a cultura, a educação e o futuro de nossa cidade,através do ensino integral e adequado as nossas crianças”.

 

O vereador encerra o texto do projeto com um trecho do último discurso preparado pela médica para a população do Haiti.

 

“ Como os pássaros, que cuidam de seus filhos ao fazer um ninho no alto das árvores e nas montanhas, longe dos predadores, ameaças e perigos, e mais perto de Deus, devemos cuidar de nossos filhos, com um bem sagrado, promover o respeito aos seus direitos e protegê-los”.