18/01/2010 17h11
 

Helio Godoy (PSDB) também apresentou o projeto de resolução que cria a Comissão Permanente de Ciência e Tecnologia e discutiu assuntos relacionados ao Parque Tecnológico

 

O vereador Helio Godoy (PSDB) esteve reunido na tarde de quarta-feira, 14, com o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Mário Tanigawa, o diretor do Pólo de Desenvolvimento e Inovação, Carlos Alberto Costa, e o economista Ludwig Plata, doutor em economia pela Unicamp e professor da Uniso. Na reunião foram discutidos projetos essenciais para o desenvolvimento do município, entre eles a criação do Parque Tecnológico de Sorocaba e da Comissão de Ciência e Tecnologia na Câmara Municipal.

 

Tanigawa informou a Godoy que a implantação do Parque Tecnológico é a primeira prioridade do Executivo no planejamento estratégico de desenvolvimento do município. “O Parque Tecnológico consiste em empreendimentos criados e geridos com o objetivo permanente de promover a pesquisa, o desenvolvimento e a inovação tecnológica. Ele vai possibilitar a cooperação entre empresas e instituições de pesquisa, como as universidades, que irão dar suporte técnico-científico ao desenvolvimento de bens e serviços. Essa interação é imprescindível na era do conhecimento em que vivemos”, ressalta Hélio Godoy.

 

O secretário de Desenvolvimento apresentou ao vereador Helio Godoy o Projeto de Infraestrutura do Parque Tecnológico, projetado para uma área de 400 mil metros quadrados. O parque será implantado em área vizinha ao local onde será construída a fábrica da Toyota, na rodovia Castello Branco. Mário Tanigawa também falou sobre as vantagens das empresas se instalarem no local e adiantou que, dentro da área, será construído um parque de biodiversidade para compensar possíveis impactos ambientais causados pela fábrica.

 

Participação do Legislativo — Tendo em vista a importância do Parque Tecnológico para o desenvolvimento do município, Helio Godoy considera imprescindível a participava efetiva da Câmara Municipal em sua implantação. Na semana passada, o vereador tucano apresentou projeto de resolução — com a assinatura de sete vereadores — que cria a Comissão de Ciência e Tecnologia, em caráter permanente, com o objetivo de debater no Legislativo as principais questões do setor.

 

“A criação dessa comissão é imprescindível, uma vez que todas as questões relativas ao desenvolvimento do município acabam passando pela Câmara Municipal, que é quem aprova ou não os projetos do Executivo. A Comissão de Ciência e Tecnologia vai possibilitar uma discussão aprofundada de todas essas questões, com a participação de especialistas e de toda a sociedade”, explica Hélio Godoy, observando que a comissão também irá acompanhar as discussões sobre ciência e tecnologia no âmbito estadual, nacional e internacional.

 

Desenvolvimento regional — Para Hélio Godoy, o Parque Tecnológico de Sorocaba terá grande impacto no desenvolvimento regional e o Legislativo é essencial nesse processo. “Pretendemos utilizar as audiências públicas com o propósito de conhecer de forma mais acurada a realidade da ciência e tecnologia no município, a fim de ampliar o compromisso da sociedade civil e da Prefeitura com a difusão e popularização da ciência e tecnologia. Nossa meta é contribuir para formar gerações com sensibilidade para o conhecimento científico, a pesquisa, a busca do saber, enfim, para a inovação”, salienta.

 

Além de unir produção industrial e conhecimento científico, o Parque Tecnológico, conforme enfatizou o secretário de Desenvolvimento, vai oferecer uma série de incentivos às empresas que se instalarem no local como ressarcimento dos investimentos em terraplenagem, construção e ampliação industrial. Mário Tanigawa enfatizou a importância do trabalho da Câmara Municipal para o desenvolvimento do município e observou que a implantação do Parque Tecnológico, sobretudo com a vinda da Toyota, terá efeitos multiplicadores, atraindo grande número de empresas para toda a região.