13/01/2010 17h57
 

Título foi concedido pela Câmara Municipal por iniciativa do vereador Hélio Godoy (PSDB)

 

A médica e missionária Zilda Arns, que morreu no terremoto de Porto Príncipe, capital do Haiti, na terça-feira, 12, aos 75 anos, foi homenageada pela Câmara Municipal de Sorocaba. Ela recebeu o título de Cidadã Sorocabana, por meio do Decreto Legislativo 908, de 6 de março de 2008, de autoria do vereador Hélio Godoy.

 

“Zilda Arns prestou relevantes serviços ao Brasil e ao mundo, engajando-se nas principais causas humanitárias do nosso tempo. E Sorocaba também foi muito beneficiada por seu trabalho”, esclarece Hélio Godoy, lembrando que a médica e missionária foi fundadora da Pastoral da Criança, com forte atuação em Sorocaba.

 

Por problemas de agenda, Zilda Arns ainda não havia recebido o título de Cidadã Sorocabana, mas o vereador Hélio Godoy adianta: “Vamos propor que o referido título seja entregue in memoriam, em sessão solene. Trata-se de um reconhecimento de Sorocaba a uma cidadã brasileira que ajudou a engrandecer o mundo, ao lutar em favor dos mais carentes”.

 

Médica especializada em pediatria, Zilda Arns fundou a Pastoral da Criança em 1982, quando seu irmão, o cardeal arcebispo Dom Paulo Evaristo Arns foi incumbido de reduzir a mortalidade infantil no país por meio da atuação da Igreja Católica. Desde então, a Pastoral da Criança estima ter atendido mais de 2 milhões de crianças em todo o Brasil.

 

Atuação em Sorocaba — Hélio Godoy lembra que, no ano passado, Sorocaba teve melhor desempenho que o Estado de São Paulo em relação aos índices de mortalidade infantil entre as crianças com menos de um ano de vida. “Enquanto o índice estadual foi de 12,5 mortes por mil crianças nascidas vivas, o de Sorocaba foi de 12,2 mortes por mil nascidos vivos. E essa redução se deve, entre outros fatores, à parceria que a Secretaria de Saúde fez com a Pastoral da Criança, incentivando o aleitamento materno e outras ações sociais”, argumenta Godoy.

 

Godoy enfatiza que o trabalho da Pastoral da Criança é realizado em todas as paróquias da Arquidiocese de Sorocaba: “Há uma legião de voluntários que realizam um excelente trabalho de combate à mortalidade infantil no município, por meio de pesagem da criança, avaliação nutricional e oferta da multimistura, um suplemento alimentar no combate à desnutrição. Além disso, a equipe repassa todas as orientações às famílias, sobre nutrição, aleitamento e cuidados de higiene”.

 

A Pastoral da Criança conta com cerca de 155 mil voluntários espalhados em todo país, especialmente nas regiões mais necessitadas. “O trabalho de Zilda Arns com as crianças serviu de modelo para dezenas de países no mundo, de Angola ao México, passando pelas Filipinas, Argentina e Equador”, salienta Hélio Godoy, acrescentando que a médica e missionária foi indicada para o Prêmio Nobel da Paz.