Informação foi dada à vereadora Neusa Maldonado (PSDB), que defende medidas para desafogar o Pronto Socorro da Santa Casa
O “sistema de acolhimento”, que consiste no atendimento por equipes da saúde sem agendamento prévio, será implantado na Unidade Básica de Saúde da Vila Haro, numa tentativa de desafogar o pronto-socorro da Santa Casa, que fica próxima. O sistema de acolhimento visa, através da avaliação de risco do paciente, encaminhar imediatamente os casos mais graves entre aqueles que procuram ajuda médica. As informações constam em resposta do Executivo municipal a requerimento da vereadora Neusa Maldonado (PSDB).
Outra medida que deverá ser adotada, segundo informações encaminhadas à vereadora, é a ampliação dos atendimentos das Unidades de Saúde, por meio do Programa de Valorização e Produtividade, já que a Secretaria de Saúde prevê o aumento dos atendimentos nas Unidades próximas a Santa Casa. O sistema de acolhimento já existe nas unidades dos bairros Jardim Barcelona, Vila Hortência e Sabiá.
Em novembro de 2009, o Conselho Municipal de Saúde informou que planejava restringir o atendimento de munícipes no pronto-socorro da Santa Casa, como forma de tornar mais eficaz o atendimento médico aos casos mais graves. Segundo o Conselho, cerca de 60% dos atendimentos poderiam ser direcionados para os centros de saúde dos bairros.
(Assessoria da vereadora Neusa Maldonado/PSDB)