Segundo o presidente da Casa, Marinho Marte (PPS), o objetivo é fortalecer os laços entre Legislativo e imprensa em prol da população.
Os membros da mesa diretora da Câmara Municipal, presidida pelo vereador Marinho Marte (PPS), visitaram, nesta quarta-feira (6), vários veículos de comunicação de Sorocaba. O objetivo da série de visitas, segundo Marinho Marte, é fortalecer os laços entre o Legislativo municipal e a imprensa. Também serão agendadas visitas nas emissoras de televisão locais.
“Temos grande respeito pela imprensa e o grande desafio da nova mesa diretora é manter a Câmara Municipal ao lado da população, consolidando um Legislativo independente. Para isso, é fundamental o trabalho dos veículos de comunicação”, enfatizou o presidente da Casa. “No que for possível, vamos facilitar o trabalho da imprensa, até porque a nossa administração é transparente”, acrescentou.
Acompanhado pelos vereadores Cláudio do Sorocaba I (PR), 1º vice-presidente; Carlos Cezar (PSC), 2º vice-presidente; Geraldo Reis (PV), 3º vice-presidente; Rozendo de Oliveira (PV), 1º secretário, e Izídio de Brito (2º secretário), Marinho Marte visitou, pela manhã, os jornais Cruzeiro do Sul e Ipanema (assim como as rádios Cruzeiro FM e Jovem Pan) e, à tarde, os jornais Bom Dia e Diário de Sorocaba. O peemedebista Antonio Carlos Silvano (3º secretário), não pôde participar das visitas.
“Legislar em plenitude” — No jornal Cruzeiro do Sul, a mesa diretora foi recebida pelo presidente da Fundação Ubaldino do Amaral, Ailton Sewaybricker, o advogado Tiberany Ferraz dos Santos, que integra a diretoria da entidade, e pelo editor responsável do jornal, Eugênio Araújo. Ao agradecer a visita em nome da fundação, Ailton Sewaybricker enfatizou que o Cruzeiro do Sul procura aliar “imparcialidade e responsabilidade na cobertura dos fatos” e colocou o veículo à disposição do Legislativo para que sejam debatidas as grandes questões do município.
Marinho Marte enfatizou que os vereadores “irão legislar em sua plenitude” e afirmou que pretende incentivar a participação popular durante as sessões. Também observou que, por força de lei, a verba da Câmara Municipal que não for utilizada continuará sendo devolvida aos cofres municipais, mas ressalvou: “Vamos acompanhar detalhadamente o uso desse recurso por parte da Prefeitura. Queremos saber se ele será revertido em benefício da população”.
O presidente da Casa enfatizou que a verba deverá ser devolvida com finalidade específica, destinando-se a obras ou programas voltados para a população mais carente. “Vamos exigir do Executivo que essa destinação do recurso fique bem clara”, salienta Marinho Marte. Em todos os veículos de comunicação, o presidente, em nome da mesa, relatou as medidas já adotadas e antecipou as diretrizes que irão nortear os trabalhos da Casa durante o ano de 2010.
Mesa pluralista — No Ipanema, a mesa diretora foi recebida pelo jornalista e advogado Francisco Pagliatto Neto, diretor do jornal e da rádio Jovem Pan. Na emissora, os membros da mesa foram entrevistados pelo âncora José Roberto Ercolin. Pagliatto elogiou a composição pluralista da nova mesa, que, segundo ele, é diversificada, reunindo parlamentares experientes com os que estão em primeiro mandato, além de contar com vários partidos, inclusive da oposição.
No jornal Bom Dia (que integra uma rede de jornais espalhada pelas principais regiões do Estado) os membros da mesa diretora foram recebidos pela editora executiva Marisa Batalim, que colocou o veículo à disposição do Legislativo municipal, e também pelo jornalista Pedro Guerra, responsável pela cobertura da Câmara. No Diário de Sorocaba, veículo com mais de meio século de existência (foi fundado em 6 de julho de 1958), o editor responsável Cláudio Grosso foi taxativo: “O Legislativo municipal está muito bem representado pela nova mesa diretora”.