Projeto de lei do vereador Marinho Marte (PPS) quer incentivar a investigação jornalística em rádio, TV, jornais e revistas
Os prêmios jornalísticos oferecidos anualmente pela Prefeitura de Sorocaba podem passar a ser concedidos também para reportagens investigativas de jornais ou revistas, rádio e televisão. A proposta é do vereador Marinho Marte (PPS), mediante projeto de lei apresentado na Câmara Municipal.
O projeto acrescenta incisos a três artigos da Lei 5.091, de 11 de abril de 1996, criando novas categorias de premiação. “Nosso objetivo é valorizar os profissionais dos meios de comunicação que se dedicam à produção de reportagens investigativas”, afirma Marinho Marte, lembrando que a reportagem é a alma do jornalismo.
De acordo com o projeto, serão criados quatro novos prêmios: “Troféu Samuel Wainer”, para reportagens impressas; “Troféu Luis Adolfo Pinheiro”, para reportagens de rádio FM; “Troféu Flávio Moraes”, para reportagens de rádio AM; e “Troféu Paulo Francis”, para reportagens de TV.
Os prêmios serão concedidos a reportagens investigativas individuais ou produzidas como uma série de reportagens. Caso aprovado, o projeto de lei também estabelece que, excepcionalmente, na primeira edição do prêmio em que constarem as novas categorias, poderão concorrer reportagens investigativas produzidas nos últimos três anos.