Para Marinho Marte (PPS), autor do projeto, trata-se de justa homenagem ao professor e político, por sua luta pela educação em Sorocaba
O Prédio de Gestão Acadêmica (“Espaço de Docentes”) do campus da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em Sorocaba, poderá receber o nome do professor Arthur Fonseca (1922-2006). É o que prevê projeto de lei de autoria do vereador Marinho Marte (PPS), apresentado na Câmara Municipal.
“Além de sua importante atuação no magistério, Arthur Fonseca fez da política uma trincheira em defesa da educação”, salienta o autor do projeto. Marinho Marte lembra que Arthur Fonseca foi professor em praticamente todos os níveis de ensino, do antigo Normal às universidades, além de participar ativamente da modernização da Escola do Comércio, transformada na Organização Sorocabana de Ensino.
Duplo reconhecimento — Santista que se fez sorocabano (veio para Sorocaba aos 14 anos), Arthur Fonseca foi vereador na primeira legislatura da Câmara Municipal (1948-1952) e também se elegeu deputado federal em 1970. “Como político, ele fez da educação uma bandeira, tendo integrado as Comissões de Educação e Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados”, enfatiza o vereador.
Para Marinho Marte, seu projeto de lei significa um “duplo reconhecimento”: “Por um lado, homenageamos um grande educador; por outro, reconhecemos a importância do campus da UFSCar para Sorocaba. Dar um nome de Sorocaba a um espaço do campus é uma forma mostrar que a UFSCar já cria raízes no município. E vai dar muitos frutos, sem dúvida”.