Marinho Marte (PPS) foi eleito com 11 votos e, juntamente com a nova Mesa Diretora, assume o cargo em 1º de janeiro de 2010.
Com onze votos favoráveis, o vereador Marinho Marte (PPS) foi eleito, nesta terça-feira (15), presidente da Câmara Municipal de Sorocaba para o exercício de 2010. Como consta no Regimento Interno da Casa, a eleição da nova Mesa Diretora ocorreu na última sessão ordinária do ano e os vereadores eleitos para compô-la assumem os cargos em 1º de janeiro.
Completam a nova Mesa Diretora os vereadores Gervino Gonçalves (PR), o Claudio do Sorocaba I, como 1º Vice-Presidente; Carlos Cezar (PSC), 2º Vice-Presidente; Geraldo Reis (PV), 3º Vice-Presidente; Rozendo Oliveira (PV), 1º Secretário; Izídio de Brito Correia (PT), 2º Secretário; e Antonio Carlos Silvano (PMDB), 3º Secretário.
Sete mandatos — Marinho Marte, o novo presidente, está há 26 anos no Legislativo municipal. Foi eleito pela primeira vez em 1982, tomando posse no ano seguinte. É o vereador mais antigo da Casa, exercendo seu sétimo mandato consecutivo. Esta será a segunda vez que Marinho Marte assume o cargo de presidente da Câmara Municipal de Sorocaba. A primeira vez foi no exercício de 2003.
Após a eleição da nova Mesa Diretora, o atual presidente da Casa, José Francisco Martinez (PSDB), pediu aplausos ao novo presidente a quem concedeu e palavra. Marinho Marte, em seu discurso, agradeceu nominalmente cada um dos 11 vereadores que o elegeram e afirmou que o objetivo da nova Mesa Diretora é trabalhar por um Legislativo “participativo” e “independente”, sem promover uma oposição irresponsável.
“O compromisso maior dos vereadores desse grupo é com a sociedade sorocabana”, afirmou Marinho Marte. “Nós haveremos de dar uma outra dinâmica nos trabalhos da Câmara e, para isso, senhor presidente [referindo-se a José Francisco Martinez], eu quero e preciso contar com o apoio de vossa excelência, com a experiência de vossa excelência, e dos demais vereadores”, concluiu Marinho Marte.